Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

Rua Amazonas recebe doações da campanha Bahiana Solidária

compartilhe

Na manhã do dia 17 de setembro, a Paróquia da Comunidade da Rua Amazonas, no Cabula, transformou-se em um QG solidário. Feijão, arroz, macarrão e outros mantimentos foram arrumados em kits, juntamente com roupas masculinas e femininas e brinquedos para serem doados a 30 famílias de moradores da localidade.

A campanha foi o resultado da ação Bahiana Cidadã, mais uma iniciativa de responsabilidade social da nossa Escola que visa à integração da comunidade acadêmica, por meio de atividades que promovam a educação em saúde e o bem-estar da sociedade.  Durante os meses de julho, agosto e setembro, professores, alunos e colaboradores realizaram a doação de alimentos não perecíveis, roupas, brinquedos e livros, nas Unidades Acadêmicas da Escola.

Entrega
Para selecionar as famílias beneficiadas, a mobilizadora comunitária, D. Lourdes Soares Brandão, conta que os critérios adotados foram as condições materiais em que vivem os moradores. “Escolhemos pela necessidade de cada família, tendo como prioridade aqueles que pagam aluguel, têm filhos e estão desempregados”, explica. 

“Hoje vivemos em um mundo que devemos descartar apenas o que não tem mais uso. As doações feitas pelos nossos alunos, professores e colaboradores são de coisas que estão em bom estado e podem ser utilizadas, elas foram feitas de coração”, disse a coordenadora do Programa Candeal, Prof.ª Maria Antonieta Araújo, responsável pela ação Bahiana Cidadã. O trabalho contou também com o apoio da professora do curso de Odontologia, Ana Carla Robatto Nunes.

Feira de Saúde
No dia 30 de agosto, o grupo de alunos que integram o Programa Candeal, neste semestre, participaram da Feira de Saúde da comunidade da Rua Amazonas, marcando o primeiro encontro dos estudantes com os moradores. O evento acontece uma vez a cada semestre e tem o objetivo de promover a sensibilização da comunidade para o autocuidado, além de conduzir a um estreitamento de laços entre esse grupo de moradores e a Bahiana para uma maior adesão ao programa e seus grupos de trabalho.

"Em parceria com a Fiocruz, contamos também com a participação do Projeto Ciência na Estrada, coordenado pelo pesquisador, professor Marcos André Vannier dos Santos, que levou o ônibus do projeto, com equipamentos e materiais pedagógicos sobre parasitoses e informações sobre os princípios básicos de higiene", complementa a coordenadora do programa, Prof.ª Maria Antonieta Araújo. "Na feira, conseguimos inscrever 16 pessoas para o grupo de mobilizadores - futuros multiplicadores de práticas saudáveis na comunidade, 24 adolescentes e muitos encaminhamentos para os demais grupos", complementa.

Durante a feira, também foram distribuidos kits de higiene bucal para as crianças, com demonstração através de material cedido pelo Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana; aferição de pressão; de IMC e teste de glicemia, com estudo da população de risco encontrada para diabetes, feito pelos alunos. Diversas ações em saúde foram realizadas entre jovens, adolescentes e crianças, com jogos e trabalhos de grupo, o que motivou a inscrição de muitos deles no Programa Candeal. Para sua participação, a Bahiana contou com o apoio da Associação da Rua Amazonas de Baixo (AMAB), da Pastoral da Criança e de moradores.

BAHIANA_CIDADA_ENTREGA_AMAZONAS_17_09_2012_(2).jpg

BAHIANA_CIDADA_ENTREGA_AMAZONAS_17_09_2012_(2).jpg

Ver todas as galerias