Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

XII Mostra Científica e Cultural da Bahiana

compartilhe

Acadêmicos, professores e colaboradores estiveram unidos nos dias 27 e 28 de setembro para celebrar o conhecimento. Este foi o tema da XII Mostra Científica e Cultural da Bahiana realizada na Unidade Acadêmica Cabula e que, este ano, contou com a participação de integrantes da Universidade do Estado da Bahia, marcando a ampliação do evento. 

A abertura oficial aconteceu na manhã da última sexta-feira, 28 de setembro, no auditório e contou com a presença da diretora da Bahiana, Prof.ª Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani, que, em sua fala, apresentou um pouco da história de 60 anos da instituição aos presentes, entre eles os estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Roberto Santos.  Também participaram a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas, Luiza Ribeiro, a coordenadora e a vice-coordenadora da Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Dra. Kátia Sá e Prof.ª Carolina Pedroza, coordenadores dos cursos de graduação, professores e funcionários.

“Estimular a produção científica e celebrar o conhecimento apresentando para nossa própria comunidade e para outros grupos aqui presentes são alguns dos objetivos propostos pela Mostra Científica e Cultural da Bahiana. Além disso, desenvolvemos ações de responsabilidade social com grupos de crianças, adolescentes e idosos com os quais desenvolvemos atividades de promoção e educação em saúde”, declarou Dra. Maria Luisa Soliani celebrando o sucesso desta 12ª edição em consonância com os 60 anos da Bahiana.

Ainda no auditório, a programação contou com a apresentação do Programa de Educação Tutorial dos cursos de Odontologia, realizado pelas alunas Camila Nobre e Rafaela Donadoni e de Biomedicina, pelo estudante Caio Vieira.

Na ocasião, também foi levado ao conhecimento de todos as ações do Projeto Anjos da Enfermagem que na Bahiana é coordenado pela professora do curso de Enfermagem, Thaís Calazans. “Este é o quarto ano do Projeto aqui na Bahiana. Temos como foco a criança com câncer e trabalhamos, através da linguagem lúdica, a educação em saúde”, explica a professora.  Uma pequena demonstração foi realizada pelos personagens Bibi, Espuleta e Pimentinha que cantaram e dançaram envolvendo toda a plateia.

Como nas edições anteriores, foram sorteadas passagens aéreas para estudantes inscritos na MCC destinadas à participação em congressos em todo o território nacional. Este ano, as vencedoras foram as estudantes do curso de Enfermagem Ana Karla Santana Santos e Tássia Rodrigues com o trabalho “O tratamento do câncer e seus efeitos emocionais: um desafio para a Enfermagem”, orientado pela professora Sandra Portela e Niara da Silva Menezes Arapiraca e Marlize Oliveira Januário com o estudo “Fasceite Necrotizante: um relato de caso”, orientado pela professora Carina Oliveira.

“Eu tenho muito orgulho em saber que estamos contribuindo para o desenvolvimento das pessoas como cidadãs e como profissionais. Acredito no projeto de formação que a Bahiana propõe e a MCC, além de ser um espaço de integração do saber, do exercício da prática da formação, é um momento de integração de pessoas”, comenta Angélica Mendes, gestora do Núcleo de Atenção Psicopedagógica (NAPP), responsável pela realização da MCC.

O processo de formação também chamou a atenção da consultora de comunicação da Bahiana, Margot Soliani, que este ano visitou a MCC pela primeira vez. “Fiquei impressionada com os estudantes do PET. Como eles têm uma preocupação com o social e como isso é um reflexo da formação da Bahiana. Essa é uma questão fundamental para o século XXI, pois trata de sustentabilidade: estudar a ciência para a comunidade e mudar a realidade dessas pessoas”, disse.


Painéis
Neste ano, foram apresentados 201 pôsteres e 138 apresentações orais. Foram realizados 11 minicursos, quatro oficinas e a feira de saúde contou com 15 stands que abrigaram Ligas Acadêmicas, projetos e departamentos da Escola.

A apresentação de painéis é vista com bons olhos pelos alunos. “Ao analisar os outros pôsteres, temos como comparar com o nosso e perceber o que podemos melhorar”, é a opinião de Brysa Mariana, aluna do 6º semestre de Biomedicina.

Sua colega, Jéssica Almeida, concorda e afirma  que “é uma oportunidade de se aprofundar em um assunto que veria de forma superficial se estudasse apenas na disciplina. O que nos impulsiona até a produzir artigos científicos”.

O desenvolvimento da apresentação oral, foi o ponto abordado pelo membro da Liga de Doenças Materno-Fetais, Camila Oliveira. “Além de termos a troca de conhecimentos, podemos exercitar a apresentação oral, tão importante na vida acadêmica para a participação em congressos e eventos científicos”, ressalta.


Livro
A Mostra Científica e Cultural da Bahiana também foi cenário para o lançamento do livro Educação em Saúde na Comunidade – Elementos pedagógicos de uma prática interdisciplinar que reúne artigos de diversos professores da Bahiana a partir de experiências com o Programa Candeal.  A publicação tem como organizadora a coordenadora do programa, Prof.ª Maria Antonieta Nascimento Araújo, e conta com o prefácio da Dra. Maria Luisa Soliani, diretora da Bahiana. “Estamos encerrando um ciclo, colocando além da oralidade, nossa experiência com essa história”, declarou Antonieta. 

MOSTRA_CIENTIFICA_BAHIANA_2012_(121).jpg

MOSTRA_CIENTIFICA_BAHIANA_2012_(121).jpg

Ver todas as galerias