Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

Bahiana no Outubro Rosa

compartilhe

Há 11 anos, Maria de Lourdes Pereira Queiroz operou a mama para a retirada de um câncer. A história, que naquele momento foi um grande susto, hoje é contada por ela como um exemplo de vida que ajuda muitas outras mulheres que estão passando por aquela mesma situação. Integrante do Grupo de Apoio à Mulher Mastectomizada (GAMA), que funciona no Hospital Aristides Maltez, Maria de Lourdes deu o seu depoimento a um grupo de mulheres que, na manhã de quinta-feira, 18 de outubro, compareceram ao Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana (ADAB), em Brotas para realizar a mamografia anual.

Juntas, elas assistiram a uma palestra sobre câncer de mama apresentada por estudantes de Medicina da Bahiana integrantes da Liga Baiana da Mama com a participação do professor do curso de Medicina Dr. César Machado. Os palestrantes chamaram a atenção para a importância do autoexame, da realização da mamografia anual e para hábitos preventivos como manter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas, evitar o alcoolismo e o tabagismo.

Além de Maria de Lourdes, a direção do ADAB levou como convidada a coordenadora do GAMA, Maria de Fátima Azevedo Pereira que apresentou as atividades do grupo. “Sempre estamos conscientizando as pessoas para que se previnam com o autoexame, as consultas médicas periódicas e a mamografia”.

“Realizei a mastectomia, fiz acompanhamento e hoje faço aula de dança, de teatro e yoga,  tudo lá no grupo. Posso dizer que estou feliz e satisfeita”, conta Maria de Lourdes. Outra integrante do GAMA, Maria de Jesus Pereira, retirou o tumor da mama há cinco anos e dividiu sua experiência com as pacientes do ADAB. Ela também falou da importância do grupo de apoio e diz sorridente que “foi lá que reconstruí a minha vida”.

Bahiana no Outubro Rosa

O Ambulatório Docente-Assistencial da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (ADAB) realiza, de 19 a 31 de outubro, um mutirão de mamografias em virtude do Mês Internacional do Combate ao Câncer de Mama. Para serem atendidas, as mulheres com idade de 40 a 60 anos e que não tenham realizado o exame no prazo de um ano, devem dirigir-se ao ADAB, localizado na Av. D. João VI, nº 275, Brotas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, apresentar o cartão do SUS e um requerimento de seu médico, solicitando o exame.

Outubro_Rosa_Bahiana_2012_(4).JPG

Outubro_Rosa_Bahiana_2012_(4).JPG

Ver todas as galerias