Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

50º COBEM

compartilhe

A Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani, diretora da Bahiana, passou a integrar, desde a última edição do Congresso Brasileiro de Ensino Médico (COBEM), o conselho fiscal da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), juntamente com representantes de universidades públicas estaduais e federais de outros estados. A sua participação, por meio de convite realizado pela direção da associação, é resultado do trabalho realizado pela Bahiana para o desenvolvimento do ensino médico brasileiro.

A ABEM, uma associação de âmbito nacional, tem como meta fomentar melhorias na educação médica brasileira e influenciar as políticas públicas de educação e saúde, promovendo seu desenvolvimento através da formação de médicos capazes de atender às necessidades de saúde da população, contribuindo para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde e para uma sociedade mais justa e igualitária.

A diretora destaca como um dos pontos que motivaram o convite a estreita e longa relação que a Bahiana tem com a ABEM. A Escola foi a organizadora do Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM), em 2008, além de estar sempre presente nas edições do congresso com a participação de professores, coordenadores, pedagogos e alunos em trabalhos e discussões. 

Em 2012, durante o 50º COBEM, Dra. Maria Luisa Soliani apresentou as experiências realizadas na Bahiana durante o Fórum de Pedagogia na Saúde: Experiências Exitosas, ao lado da Dra. Madalena Patrício, presidente da Association for Medical Education in Europe (AMEE), e das pedagogas Cristiane Peres, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP - USP), e Léa Anastasiou, consultora e professora de Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Dentro da programação do congresso, também participou do Simpósio “De que docente a escola médica precisa? A educação transformadora”, juntamente com Dra. Patrícia Tempski, professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e a educadora Ana Maria Freire.

A participação da Bahiana no Conselho Fiscal da ABEM é “um reconhecimento pelo trabalho que a Escola realiza na educação médica com importantes avanços, a exemplo da implantação das novas diretrizes curriculares estabelecidas pelo MEC que priorizam a formação interdisciplinar do profissional médico e têm o aluno como centro do ensino e aprendizagem”, declara Dra. Maria Luisa.

Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani e professores da Bahiana também têm contribuído com artigos dentro da área de educação e saúde.

Confira o trabalho publicado no Caderno da ABEM, Ed. 2010: “Eu, Diretora de uma Escola Médica, e o Bem-Estar do Estudante de Medicina”

 

COBEM_2012_Bahiana_(2)1.jpg

COBEM_2012_Bahiana_(2)1.jpg

Ver todas as galerias