Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

Saúde Mental: Loucuras e Pelejas Cotidianas

compartilhe

O Núcleo de Atenção Psicopedagógica (NAPP) e o curso de Psicologia Bahiana, em parceria com o CAPS Aristides Novis reuniram estudantes e professores da Bahiana, no dia 17 de maio, no Pátio do Pavilhão III da Unidade Acadêmica Brotas, para participar de uma série de debates sobre saúde mental.

Saúde Mental: Loucuras e Pelejas Cotidianas foi o nome do encontro que contou com a participação da diretora geral da Bahiana, Prof.ª Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani, e teve como tema da palestra de abertura "Internação compulsória do usuário de crack: estigma e banalização da saúde mental", com as palavras do psiquiatra do Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (CETAD/UFBA) e professor (UFBA e Bahiana), Prof. Dr. Esdras Cabus Moreira. A programação, que se estendeu até a tarde, contou com mesas-redondas, cine-debate e oficina de dança.

Realizado anualmente, o evento tem o objetivo de promover o conhecimento e desenvolver olhares críticos acerca de temáticas contemporâneas ligadas à saúde mental. "É um momento de discussão. É um momento em que damos espaço para ouvir, para falar, para dar voz tanto a usuários, como a familiares, profissionais e estudantes. É a partir da articulação desses vários conhecimentos que vamos poder começar a pensar, cada vez mais, no aprimoramento do segmento da saúde mental, em Salvador", disse o professor do curso de Psicologia, Rafael Leite que, ao lado do Prof. Wagner Ferraz, coordenou o evento.

"Este ano, o evento traz um nome muito instigante, que provoca. Fiquei pensando que loucuras e pelejas cotidianas todos nós temos. Temos loucuras individuais e coletivas. Essas "loucuras" cotidianas sempre nos provocam, nos fazem sair do lugar cômodo em que nos encontrávamos. Para nós, como instituição, esse evento é muito importante e, por isso, temos apoioado, ao longo dos anos, a sua realização", declarou Dra. Maria Luisa que é também psiquiatra e psicodramatista.

Prof. Rafael Leite apontou também a importância do evento - que tem como foco a reflexão - para o aprimoramento do olhar crítico do estudante. "Sabemos que o olhar que desprendemos para essa área é um tanto negligenciado pelas políticas públicas. Então, quanto mais nós conseguimos aprimorar o olhar crítico do estudante e dos profissionais da área acerca desse tema, acho que melhor vai se tornar a área da saúde mental e a Bahiana entra como um dos dispositivos que vêm para fomentar essa discussão".

Saude_Mental_Pelejas_Cotidianas_BAHIANA_17_05_2013_(17).jpg

Saude_Mental_Pelejas_Cotidianas_BAHIANA_17_05_2013_(17).jpg

Ver todas as galerias