Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

X Feira de Saúde da Paróquia de Brotas

compartilhe

A participação do Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana na X Feira de Saúde da Paróquia de Brotas foi um sucesso, mais uma vez. Realizado por meio de uma parceria entre a paróquia e o ADAB, o evento aconteceu no último sábado, no Centro Comunitário Monsenhor Edmilson da Igreja Nossa Senhora de Brotas e teve como responsáveis a diretora do ambulatório e coordenadora do curso de Medicina, Dra. Eliana de Paula e o administrador da paróquia, Sr. Paulo Simone.

O ADAB coordenou diversas atividades, a exemplo da uma ação de Educação para Saúde que abordou temáticas como hipertensão arterial, diabetes, alimentação saudável etc. e foi coordenada pela Prof.ª Maria Cristina Gomes de Santana, em conjunto com estudantes do 1º semestre de Medicina e com as professoas Sara Rocha e Suzana Vasconcelos.

A coordenadora de Enfermagem do ADAB, Enf.ª Ana Paula Monteiro e o professor de Biomedicina, Sidney Santana, coordenaram a atividade Medidas de Prevenção e Controle, oferecendo aos visitantes da feira o cálculo Índice de Massa Corpórea (IMC), aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia capilar e teste de hepatite C.

Foram oferecidas aos idosos atividades de fisioterapia, coordenadas pela gestora da Clínica de Fisioterapia do ADAB (Cafis), Selena Dubois e pelo Prof. Henrique Aragão, em conjunto com estudantes do curso.

Os residentes do Instituto de Perinatalogia da Bahia (IPERBA) realizaram a coleta de lâminas de citologia vaginal que serão, posteriormente, analisadas no ADAB.

A feira contou também com a participação do Hospital Humberto Castro Lima que ofereceu exames de acuidade visual, realizados por seus residentes. O Hemoba também esteve presente com a coleta de doação de sangue e o SESI ofereceu atividades de prevenção de cárie dental, além de corte de cabelo.

O evento contou também com a participação da vigilância sanitária e com o SAMU que desenvolveu palestras para a prevenção de acidentes.

Foram atendidas 441 pessoas no total. Confira os números:

- 385 pessoas tiveram o seu índice de massa corporal calculado. A maioria tinha sobrepeso;
- 385 aferiram a pressão sanguínea, 33% apresentaram níveis tensionais acima do esperado;
- 385 mediram a glicemia capilar, 39 deles com níveis que sinalizavam alteração do metabolismo da glicose, sendo encaminhados a uma melhor investigação para confirmar ou não diabetes;
- dos que testaram para hepatite C, dois foram positivos;
- na clínica de fisioterapia, 26 atendimentos fisioterapêuticos e 30 atendimentos com foco na prevenção de quedas no idoso, sendo realizados 30 testes específicos de equilíbrio seguidos de orientações.

Feira_Paroquia_Brotas_BAHIANA_CAFIS_25_05_2013_(2).jpg

Feira_Paroquia_Brotas_BAHIANA_CAFIS_25_05_2013_(2).jpg

Ver todas as galerias