Pesquisa e Inovação

Periódicos do portal Bahiana Journals foram indexados pela EBSCO

Base de indexação de artigos científicos oferece livre acesso a pesquisadores e interessados.

Os periódicos científicos Revista Pesquisa em Fisioterapia (RPF), Revista Psicologia, Diversidade e Saúde (RPDS), Revista Enfermagem Contemporânea (REC), Journal of Evidence-Based Healthcare (Evidence) e Revista Internacional de Educação e Saúde (RIES), que integram o portal Bahiana Journals, acabam de ser indexados na EBSCO, uma das empresas que lideram o mercado de fornecimento de acesso livre de conteúdo científico para pesquisa, gerenciamento de assinaturas de e-journal e e-package e um importante fornecedor de tecnologia de bibliotecas, e-books e soluções de decisão clínica para universidades, faculdades, hospitais, corporações, governo, escolas e bibliotecas públicas em todo o mundo.

O editor executivo do portal de revistas científicas Bahiana Journals, João Barreto, explica que o processo de indexação é semelhante a um selo de qualidade, um aval da comunidade científica à revista. Ele conta que a Bahiana vem focando na profissionalização da equipe operacional do setor, fortalecendo o treinamento dos editores executivos e estagiários nas melhores práticas em editoração científica. À frente da dimensão científica do fluxo editorial, os editores-chefes de cada título (professores da Bahiana) têm o cuidado de compelir editores, avaliadores e autores a entregarem artigos metodologicamente rigorosos, os mais transparentes e reprodutíveis possíveis.

Segundo a gestora do Núcleo de Comunicação Científica da Bahiana, prof.ª Dra. Kátia Sá, ser indexada pela EBSCO fortalece o processo progressivo de internacionalização do portal Bahiana Journals e da própria instituição, na medida em que o conteúdo das revistas passa a ser distribuído por meio do portfólio de produtos da EBSCO para uma variedade de bibliotecas de instituições de ensino superior e pesquisa sediadas em países de língua inglesa: “Pertencer a essa base de dados de língua inglesa significa, em outras palavras, que a ciência mundial reconhece que os conteúdos por nós publicados são confiáveis”.

Bahiana Journals Imagem Para Ilustrar A Materia