Bahiana recebe mestra indiana Kusum Modak

Idealizadora de método de massagem internacionalmente reconhecido participa de aula inaugural de curso de extensão.

Foto de mestra Kusum Modak acompanhada da Dra. Sonali Shinde, da prof.ª Regina Puja Kinzer, da professora Renata Ventura e da pró-reitora de Extensão da Bahiana, prof.ª Carolina Pedroza.

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública recebeu, pela primeira vez na Bahia, a indiana Kusum Modak, para a aula inaugural do curso de extensão Método Kusum Modak – Terapia Yoga Massagem Ayurvédica, no dia 22 de abril, no Campus Cabula. Além de alunos, estiveram presentes interessados e admiradores da idealizadora da técnica terapêutica conhecida, internacionalmente, como Massagem Tradicional Ayurvédica, Yoga Massagem Ayurvédica (YMA) ou, simplesmente, método Kusum Modak.

A cerimônia de abertura contou com a presença da pró-reitora de Extensão da Bahiana, prof.ª Carolina Pedroza, da coordenadora do curso, prof.ª Regina Puja Kinzer, e de membros do recém-inaugurado Modak Institut (SP). "A Bahiana inova no cuidado em saúde, entendendo esse cuidado de forma integral. Por isso, abrimos as portas para receber a mestra Kusum Modak", afirmou Pedrosa.

Em sua palestra, Modak, que já conta 84 anos de idade, narrou a sua trajetória em torno do cuidado terapêutico, iniciada em 1983, quando apresentava ao mundo um método exclusivo, uma combinação das ciências milenares da cultura indiana: o Yoga e a massagem tradicional indiana. Sobre a potência da massagem tradicional indiana, a mestra salientou: "a parte mais importante do nosso corpo é a das nossas mãos. Com elas, conseguimos fazer tudo!". A programação trouxe ainda a professora indiana Dra. Sonali Shinde, que falou sobre a importância da digestão, criatividade e descanso, sob a perspectiva da ayurveda. Complementando a manhã de palestras, a professora de Yoga Renata Ventura apresentou a história deste método indiano milenar e a sua relação com a ayurveda.