Jornada científica celebra 25 anos do curso de Odontologia da Bahiana

20ª edição da Jornada Odontológica da Bahiana (Joba) aconteceu nos dias 5 e 6 de maio, no Campus Cabula.

"Duas Décadas de Ciência, Encantos e Axé". Este foi o tema da 20ª Jornada Odontológica da Bahiana (Joba) que aconteceu nos dias 5 e 6 de maio, no Campus Cabula da instituição, marcando o retorno presencial das grandes atividades de extensão da instituição. O evento também marcou os 25 anos do curso de Odontologia da Bahiana. A cerimônia de abertura aconteceu na noite de 5 de maio e contou com as presenças do diretor do Conselho Regional de Odontologia e ex-professor da Bahiana, Marcel Arriaga, da coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas, Luiza Ribeiro, na ocasião representando a reitora da Bahiana, Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani, além dos professores Urbino Tunes, Ceres Mendonça e Silvia Reis, que receberam a homenagem Joba’s Name.

Para a coordenadora do curso, prof.ª Cecília Azoubel, a Joba é uma oportunidade para o estudante de Odontologia vivenciar a ciência. “Eles são estimulados a apresentar trabalhos científicos, a assistir a palestras com professores da casa e convidados e a entender o papel social da odontologia e de ser um profissional da área de saúde”. Para a coordenadora discente da Joba, Julianne Brito (9º semestre), a 20ª edição da jornada foi um sucesso: “Passamos três anos sem ter uma edição presencial da Joba e, mesmo assim, hoje temos 242 trabalhos inscritos, quase 600 participantes  e 47 palestrantes. Então, isso foi uma superação de desafios muito grande, o que viabilizou uma extensa troca de experiências entre alunos e professores".

O professor Paulo César Feitosa destacou a modalidade presencial como ponto de retomada da jornada: "Esse retorno ao presencial nos faz remontar aos primórdios dos conceitos de humanidade, em que o ser humano é um ser social que precisa de convívio, de presença. Essa Jornada marca esse ponto em que nós voltamos a conviver presencialmente, essa é a nossa essência". Integraram a programação do evento ações, como: workshop de clareamento, hands-on “Facetas diretas em resina composta”, hands-on “Simplificando restaurações em dentes posteriores” e hands-on “Suturas odontológicas”, além de palestras, mesas-redondas, apresentações de trabalhos e painéis.

O encerramento da 20ª edição da Joba foi finalizada com a premiação dos trabalhos apresentados nas categorias “Mesa Demonstrativa”; “Painel”; “Revisão de Literatura – Tema Livre”; “Relato de Caso”; “Projeto de Pesquisa” e “Pesquisa Científica”. Clique aqui para ver os premiados.

20ª Jornada Odontológica da Bahiana (Joba)