Grupo de pesquisa de Educação Física lança livro sobre relação entre exercícios físicos e doenças metabólicas

Publicação tem coautoria do professor Clarcson Plácido e de estudantes do grupo de pesquisa Doenças Metabólicas, Exercício Físico e Tecnologias em Saúde – METS.

Livro Mecanismos Moleculares Das Doencas E Atividade FisicaAcaba de ser lançado o livro "Mecanismos Moleculares das Doenças e Atividade Física – Dos conceitos básicos à prescrição de exercícios físicos", do coordenador do curso de Educação Física da Bahiana, prof. Dr. Clarcson Plácido C. dos Santos, em coautoria com estudantes do grupo de pesquisa Doenças Metabólicas, Exercício Físico e Tecnologias em Saúde – METS. O livro pode ser adquirido no site da Dialética.

Segundo o professor Clarcson Plácido, o livro surgiu após ser percebida uma lacuna em relação a livros e textos que discutem os mecanismos moleculares que fundamentam certas doenças metabólicas. "A partir dessas investigações que eram mais pautadas na literatura científica, resolvemos, dentro do escopo do nosso grupo de pesquisa, levantar quais eram as principais doenças que fazem parte de nosso cotidiano e, a partir daí, escrever um livro que fosse além do que já era observado no dia a dia", pontua.

O livro conta com 10 artigos de alunos do grupo de pesquisa, cujos estudos foram realizados com a participação e orientação do professor. A publicação foi desenvolvida ao longo de nove meses e, após a busca de espaços entre as editoras, a obra foi acolhida pela Editora Dialética. "O que tem de especial nesse livro é que avançamos nos mecanismos que explicam a forma como os exercícios físicos são capazes de prevenir e tratar certas doenças. A partir daí, trazemos o que há de mais recente na literatura, no sentido de poder apresentar isso não apenas a profissionais de educação física, mas também a demais profissionais de saúde, que terão um entendimento mais profundo dessas relações", finaliza prof. Clarcson Plácido.