Pesquisa e Inovação

Pesquisa e Inovação

Cirurgia inédita é realizada por mestrando de Tecnologias em Saúde

Procedimento utilizou a tecnologia do SPY-PHY.

compartilhe

Bahiana Ronald Delgado Noticia

O médico e mestrando do programa de Mestrado Profissional em Tecnologias em Saúde, Ronald Delgado, realizou mais uma cirurgia inovadora que permitiu proporcionar maior segurança ao paciente. No dia 27 de setembro, no centro cirúrgico do Hospital Santa Izabel, Delgado utilizou o SPY-PHY, equipamento que permite a visualização com fluorescência de estruturas anatômicas com o uso de indocianina para cirurgias com vídeo ou assistidas por robô, com o diferencial de contemplar cirurgias abertas, deixando a intervenção mais segura.

Foi submetido ao procedimento um paciente com câncer colorretal que já se encontra em processo de recuperação após cirurgia realizada com sucesso pelo próprio Delgado.

No mês passado, o cirurgião liderou outra cirurgia inédita no Nordeste quando operou uma paciente oncológica com uma técnica inovadora que transfere os órgãos reprodutivos à parte superior do abdômen, a fim de mantê-los intactos durante a radioterapia que afetaria o útero da paciente e impediria uma futura gestação. No final do tratamento, o útero, as trompas e ovários serão recolocados no local original. A expectativa de Ronald Delgado é que sejam preservadas a fisiologia e a anatomia do útero, trompas e ovários, oferecendo, assim, uma oportunidade para que a paciente possa ter gestações espontâneas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS