Pesquisa e Inovação

Estudos da Bahiana com impacto social e colaboração internacional são apresentados durante XIII Fórum de Pesquisadores

Evento abordou mentoria em saúde, estudos multicêntricos em doenças raras e reabilitação em AVC e fez parte da programação da XXIII Mostra Científica e Cultural.

Estudos realizados pela Bahiana em parceria com universidades de outros países foram destaque do XIII Fórum de Pesquisadores, realizado no dia 20 de outubro, dentro da programação da XXIII MCC. Cientistas e professores da Pós-Graduação Stricto Sensu apresentaram trabalhos no painel “Pesquisa com impacto social e colaboração internacional: experiências da Bahiana”. A mesa de abertura foi composta pela reitora, Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani, pelo diretor de Inovação da Fapesb e docente da Bahiana, Handerson Leite, pelo chefe de gabinete da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado, Marcius de Almeida Gomes, e pela coordenadora do Programa de Mestrado em Psicologia e Intervenções em Saúde, prof.ª Mônica Daltro.

O pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação Stricto Sensu, professor Atson Fernandes, destacou a importância dessas investigações não apenas no contexto acadêmico, mas também para a saúde das populações do Brasil e de outros países. “Celebramos todas as ações que transformam vidas através da ciência”, afirmou. Durante o painel, mediado pela prof.ª Dra. Jaqueline Goes, foi apresentado o Programa Mentores em Saúde. O programa aborda tecnologia de ensino e extensão participativa e interprofissional centrada na experiência do paciente. A prof.ª Dra. Milena Lisboa apresentou esse trabalho ao lado da pesquisadora Cathy Kline, da Universidade de British Columbia, no Canadá. Dentro da programação, as docentes da Bahiana Elen Beatriz Pinto e Marcela Costa apresentaram os trabalhos “Participação no estudo multicêntrico AVERT DOSE: conectando pessoas e ampliando experiências” e “Colaboração em estudos multicêntricos no Ambulatório de Doenças Raras: fomento à inserção de novas estratégias nas políticas de saúde”, respectivamente.

Premiações
O Fórum concedeu o Prêmio Professor Humberto Castro Lima à professora do curso de Medicina e coordenadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Medicina e Saúde Humana, Ana Marice Teixeira Ladeia, escolhida como docente pesquisadora do ano. Já o Grupo de Pesquisa Centro de Atenção ao Assoalho Pélvico – CAAP, liderado pelas professoras Patrícia Virgínia Silva Lordêlo Garboggini e Maria Clara Neves Pavie Cardoso Lima, conquistou o Prêmio Grupo de Pesquisa Consolidado do ano, e o Grupo de Pesquisa Neurociências, liderado pelas professoras Marcela Câmara Machado Costa e Marilaine Matos de Menezes Ferreira, foi premiado como Melhor Grupo de Pesquisa em Consolidação do ano. O Prêmio Prof. Carlos Alberto Marcílio de Souza foi para a doutoranda do programa de Medicina e Saúde Humana Luciana Sobral da Silveira Silva, com a tese “Determinantes clínicos e epidemiológicos da tuberculose e das perdas na cascata de cuidados entre crianças e adolescentes em contato com casos de tuberculose pulmonar no Brasil”, sob a orientação do prof. Dr. Bruno de Bezerril Andrade.

O Prêmio Prof. Dr. Bernardo Galvão Castro-Filho foi concedido às melhores dissertações. No Programa de Medicina e Saúde Humana, foi premiada Daniele Piai Ozores, com o trabalho “Prevalência de uveítes em pacientes HTLV-1 no Centro de Referência para HTLV em Salvador, Brasil”, com a orientação da Dra. Maria Fernanda Rios Grassi; no Programa de Tecnologias em Saúde, o prêmio foi para Mônica Andrade Rios, com o trabalho “Desenvolvimento de uma proposta de exercícios físicos para controle de dor e fadiga em indivíduos pós-Covid-19 baseado em evidências”, sob a orientação da prof.ª Dra. Kátia Sá e, no Programa de Psicologia e Intervenções em Saúde, foi vencedor o trabalho “Estressores em unidade de terapia intensiva para o idoso: uma proposta de intervenção”, da mestranda Thalita Sacramento Almeida de Morais, sob a orientação da prof.ª Dra. Suzane Bandeira de Magalhães.

O XIII Fórum de Pesquisadores fez parte da programação da XXIII MCC