Pesquisa e Inovação

VII Health Tech discute empreendedorismo científico na graduação

Evento também marcou a entrega do Prêmio Maria Luisa Carvalho Soliani.

A noite de 22 de novembro foi especial para estudantes e professores que têm o empreendedorismo como um caminho. Com quase 200 pessoas na sala virtual do Zoom, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação Stricto Sensu realizou o VII Health Tech. O evento, que já é uma tradição na Bahiana, visa promover o estímulo ao desenvolvimento de produtos, serviços, processos e tecnologias inovadoras na área de saúde. Nesse sentido, todos os anos, um convidado realiza uma palestra sobre empreendedorismo científico. Dessa vez, a fala foi do ex-aluno e médico João Victor Almeida, que trouxe para o debate a sua experiência como acadêmico da graduação. O evento também marcou a entrega do Prêmio Maria Luisa Carvalho Soliani para os melhores trabalhos da XXI Jornada de Científica e Tecnológica, realizada durante a Mostra Científica e Cultural, em outubro.

Com o tema "Jornada acadêmica empreendedora: como transformar uma ideia em uma solução inovadora?", João Victor contou todo o processo de criação e desenvolvimento do aplicativo Chest Pain Score, elaborado durante o período em que, o então acadêmico, era integrante do grupo de pesquisa Registros de Síndromes Coronarianas Agudas (RESCA). O aplicativo é uma calculadora de Smartphone que oferece auxílio no diagnóstico e tratamento na área de saúde, capaz de gerar uma porcentagem precisa que prevê doença arterial coronariana obstrutiva em pacientes com dor torácica aguda. Ele foi projetado principalmente para médicos do departamento de emergência, e qualquer usuário desse aplicativo deve sempre buscar um médico antes de tomar qualquer decisão médica. Para desenvolver o programa, João Victor contou com a parceria do ex-colega de escola, hoje programador, Amir Gabriel.

"Vale ressaltar que foi um produto construído de forma interdisciplinar, fruto da integração da área da saúde com a engenharia. Cada vez mais se coloca uma necessidade de trabalharmos de forma integrada. A interdisciplinaridade é um ponto fundamental para o sucesso da carreira de qualquer pessoa", ressaltou o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação Stricto Sensu, Atson Fernandes. Ao longo da sua apresentação, o ex-aluno destacou a importância de manter a mente aberta para as oportunidades, o que foi reconhecido pela reitora da Bahiana, Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani: "As oportunidades estão aí. Precisamos estar de olhos abertos para elas e termos a capacidade de persistir e não desistir, tendo a capacidade de ver coisas que não conhecemos, mas podemos vir a conhecer". João Victor ressaltou que o empreendimento foi possível graças ao apoio da Bahiana, tanto no que se refere aos trâmites legais quanto financeiros, para viabilizar a implantação do aplicativo nas plataformas de distribuição digital.