Diversidade, Equidade e Inclusão é tema da recepção aos Novos da Bahiana

Encontro foi realizado no dia 1º de março, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Bahiana no YouTube.

Com o tema “Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I), na Formação em Saúde”, os novos estudantes dos cursos de graduação da Bahiana foram recepcionados na última sexta-feira (01/03), por meio de uma live transmitida pelo canal oficial da instituição, no YouTube. A abertura contou com a apresentação do videoclipe “Inovação e Tradição”, dos ex-colaboradores da Bahiana André Gomes e Paulo Gomes – MCs B1 e B2 e com a performance poética do estudante de Psicologia, Gabriel Nabuco. O evento foi mediado pelas coordenadoras de Desenvolvimento de Pessoas, prof.ª Luiza Ribeiro, e do Núcleo de Atenção Psicopedagógica (NAPP), Angélica Mendes.

Para celebrar o momento, foi realizada uma mesa-redonda sobre DE&I com as professoras Carle Porcino, mulher trans, e Julie Tupinambá, mulher indígena, e com o ex-aluno e psicólogo Millen Carvalho. “Falar sobre diversidade é fazer uma convocação urgente para uma desconstrução de cada um de nós. Inicialmente, a gente precisa enxergar onde estamos, quem nós somos, de qual grupo étnico racial fazemos parte”, pontuou prof.ª Julie Tupinambá.

Segundo Angélica Mendes, a escolha do tema para a recepção dos novos alunos da Bahiana é feita a partir do que vem sendo discutido na sociedade. “A Bahiana já vem desenvolvendo ações de DE&I há alguns anos, chegando a um amadurecimento com o lançamento de um comitê de diversidade que irá implementar políticas dentro da instituição, já a partir de março, e que deve contar com a participação de todos: colaboradores, professores, estudantes e fornecedores.” Para Luiza Ribeiro, a iniciativa reafirma os valores e a missão da Bahiana. “Nosso propósito maior é fazer com que a Bahiana seja uma instituição reconhecida, interna e externamente, como aquela que realmente pratica o cuidado com todas as pessoas. E diversidade, equidade e inclusão refere-se a isso”, pontua a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas.