AVALIAÇÃO DO PADRÃO DE CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS EM DISCENTES DE MEDICINA

Autor(es): Iêda Maria Barbosa Aleluia; Itana Naiara Costa Ribeiro

Introdução: A bebida alcoólica é a droga psicoativa mais consumida em nível global e nacional. O problema consiste nas consequências deletérias que o etilismo excessivo ocasiona, quais sejam porcentagens de morbimortalidade importantes e repercussões socioeconômicas gritantes. Nesse cenário, tem-se observado uma tendência mundial do aumento do padrão de consumo nocivo e da dependência do álcool entre os jovens universitários, destacando-se o discente de medicina incluído numa área de interseção entre vários subgrupos de risco para padrões de consumo nocivo e dependência alcoólica. Objetivos: Avaliar o padrão de consumo de bebidas alcoólicas entre discentes de medicina da EBMSP. Métodos: A investigação epidemiológica individualizada, observacional e transversal será feita a partir de um questionário de autoaplicação anônima. O mesmo é uma versão brasileira do questionário padrão da OMS, o AUDIT (Alcohol Use Disorders Identification Test). A amostra será composta de 300 alunos radomizados do 1º ao 6º ano. A aplicação ocorrerá entre os meses de julho e agosto de 2010. O banco de dados e as análises estatísticas das variáveis serão feitas pelo EpiInfo versão 6.

Palavras-chave: dependência alcoólica. abuso de álcool.