AVALIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO ENTRE HTLV-1 E TUBERCULOSE EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA EM SALVADOR-BA

Autor(es): Lírio, M.; Santos, N.P; Grassi, F.

A infecção pelo HTLV-1 e a tuberculose têm elevada prevalência em Salvador – Bahia. A coinfecção pode elevar a morbimortalidade da tuberculose nestes indivíduos. O objetivo principal do presente estudo é avaliar a associação entre HTLV-1 e Tuberculose. Trata-se de um projeto envolvendo o Programa de Pós-Graduação (PG) em Medicina e Saúde Humana da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), o Laboratório Avançado de Saúde Pública (LASP) da Fiocruz e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) através Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC) / Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD). A pesquisa encontra-se na sua primeira etapa que compreende um estudo exploratório, descritivo, analítico para avaliar a história pregressa de tuberculose e fatores de risco associados em pacientes do CHTLV. O estudo será realizado no ambulatório de HTLV (CHTLV) da EBMSP, em Salvador - Bahia. A população será representada pelos pacientes matriculados neste ambulatório. Considerando uma população de 500 pacientes que freqüentam regularmente o ambulatório e uma prevalência estimada de tuberculose em indivíduos com HTLV-1 de 7% com 1% de precisão e alfa de 5%, será necessário estudar todos os indivíduos. Para a avaliação de história pregressa de tuberculose serão consultados os registros de notificação de tuberculose da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), buscando identificar os pacientes matriculados no CHTLV. Os pacientes com HTLV-1 e história de TB serão convidados a participar do estudo, sendo informados sobre o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE). Caso aceitem participar, após assinarem o TCLE serão entrevistados, para responder a um questionário padrão constituído de dados de identificação, questões fechadas sobre história pregressa pessoal e familiar de tuberculose e fatores de risco para contrair esta infecção.

Palavras-chave: HTLV. retrovirus. turbeculose.