EFEITO IMEDIATO DA INTERVENÇÃO DA ATM NA BIOMECÂNICA DA POSTURA EM ESCOLARES

Autor(es): Tatiana Simões; Kátia Nunes Sá

Introdução: As disfunções temporomandibulares (DTM) podem repercutir em diversas partes do corpo, assim como posturas inadequadas podem levar ao desequilíbrio da mesma. A incidência da DTM vem aumentando consideravelmente e pode ser atribuída ao uso frequente desta articulação. Tendo em vista que a infância é a fase de maior desenvolvimento, o corpo está susceptível a desvios posturais nesse período. Muitas crianças nesta fase são submetidas a intervenções ortodônticas que podem afetar o equilíbrio biomecânico postural. Objetivo: Verificar o efeito imediato da intervenção da ATM na biomecânica da postura em escolares. Metodologia: Estudo de intervenção em amostra probabilística formada por escolares de uma instituição privada sorteada do distrito sanitário de Brotas, no município de Salvador, estado da Bahia. Os escolares voluntários e autorizados previamente pelos responsáveis serão inclusos no estudo e submetidos a uma avaliação subjetiva, mediante a aplicação de um questionário para identificar a sintomatologia dolorosa e a uma avaliação objetiva, através da avaliação postural, utilizando fotos digitais que serão analisadas através do software SAPO seguindo o protocolo indicado pelo sistema. Os escolares serão fotografados antes e após a intervenção, utilizando um abaixador de língua descartável de cada lado e de ambos os lados, nas vistas anterior e lateral. Os dados serão comparados através do teste T de Student no software SPSS versão 14.0 considerando-se um nível de significância de 5%. Resultados esperados: Ao final do trabalho, espera-se identificar as repercussões da intervenção na ATM sobre a biomecânica da postura em escolares que servirá de base para a prevenção e acompanhamento fisioterapêutico postural de crianças submetidas a tratamento ortodôntico ou com disfunções de ATM.

Palavras-chave: ATM. postura. biomecânica. escolares.