RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A TRAGETÓRIA DO ESTÁGIO EM SAÚDE COLETIVA I

Autor(es): Kelly Dourado; Larissa Silveira; Luana Menezes, Mirla Anunciação; Tássia Teles Macedo; Robélia Dorea

Este trabalho apresenta o relato de experiência, realizado pela matéria de saúde coletiva I, do curso de enfermagem, da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP). A matéria de saúde coletiva I possui suma importância para a sociedade. Esta matéria é, na pratica, a associação do conhecimento técnicocinetifico na aplicação de organizar os sistemas de saúde para oferecer um melhor atendimento à população. Os encontros aconteceram no Complexo Comunitário Vida Plena (CCVP) localizado em Pau da Lima; Feira da Paróquia de Brotas e Hospital Especializado Dom Rodrigo de Menezes (HEDRM). A prática teve como objetivo mostrar como funciona uma unidade de saúde de atenção básica; realizar visitas domiciliares; fazer planejamentos, execução e avaliação das visitas realizadas para se obter pontos positivos e negativos; mostrar como funciona um hospital de referência para a hanseníase e, dessa forma, aproximar os alunos com a realidade vivenciada pelos profissionais de saúde que trabalham na Estratégia de Saúde da Família (ESF). O estágio foi realizado entre o período de 10/05/2010 a 07/06/2010, organizado em cinco encontros e dividido em três intervenções no CCVP, um na Paróquia de Brotas e o outro no HEDRM. Os estudantes foram distribuídos em grupos de cinco a seis alunos e foram envolvidos em atividades de saúde pública voltadas aos grupos prioritários e atendendo de acordo com os princípios e doutrinas do SUS. Com o estágio aperfeiçoamos mais nossos conhecimentos nesta área, conhecendo os níveis de complexidade da população, para implementar estratégias com o objetivo de melhorar a atenção primária à saúde.

Palavras-chave: saúde coletiva. saúde da família. sistema único de saúde.