CONSTRUÇÃO AFRO-IDENTITÁRIA DE PROFISSIONAIS DE PSICOLOGIA

Autor(es): Carolina Conceição de Oliveira Santos; Marilda Castelar

Ver-se e aceitar-se negro toca em questões identitárias complexas. Falar sobre a identidade étnica afrodescendente demanda reflexões profundas, devido à fugacidade da sua apreensão enquanto objeto de estudo. Implica, sobretudo, a ressignificação de um pertencimento étnico-racial no plano individual e coletivo. Na perspectiva sociohistórica, o indivíduo é constituído a partir das relações que estabelece, conforme os pressupostos do materialismo dialético e histórico. Com vínculo a esta ideia, este trabalho traz como objetivo geral descrever a trajetória da construção afro-identitária de profissionais de Psicologia em Salvador-Ba, levando em conta não apenas o âmbito pessoal desta construção, mas também o profissional, ao lidar com o sofrimento psíquico, originado pelo racismo, pelas categorizações e exclusões vivenciadas pelo afro-descendente. Para tanto, serão realizados os procedimentos da história oral para a coleta de dados, visando obter durante a narração da história de vida dos profissionais os sentidos e significados presentes nesse processo de construção identitária e a relação com o seu fazer. Serão feitas entrevistas com roteiro semiestruturado, registro em áudio, posteriormente, transcrições, conferências e análise do conteúdo, esta será realizada dentro de uma perspectiva sociohistórica. A pesquisa contará também com o levantamento bibliográfico focado em temáticas que abarquem as relações raciais e o fazer da(o) profissional de psicologia. Pretende-se dessa forma contribuir para o desenvolvimento da profissão, disponibilizando o referencial teórico associado à prática, o que possibilitará ampliar os campos de atuação da psicologia, a reflexão conceitual e consequentemente a sua responsabilidade social frente à população afro-descendente.

Palavras-chave: relações raciais. psicologia social. práticas psicológicas. identidades.

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Anais da MCC., Salvador, v.1, n.3, setembro. 2012, ISSN

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