PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Autor(es): Juliana Figueiredo; Thaís Calasans

Segundo o Ministério da Saúde, a violência intrafamiliar é toda ação ou omissão que prejudique o bem-estar, a integridade física, psicológica ou a liberdade e o direito ao pleno desenvolvimento de algum membro da família. Pode ser cometida dentro ou fora de casa por alguma pessoa da família, incluindo os que passam a assumir função parental. Atualmente, a violência contra a criança e o adolescente representa um grave e lamentável problema de saúde pública no mundo. Sempre esteve presente nas sociedades, no entanto, no Brasil, passou a ser dada a devida importância quando foi instituído o Estatuto da Criança e do Adolescente, na década de 1980. Os tipos mais frequentes de violência são: a negligência/abandono, violência física, sexual e psicológica. A atuação dos profissionais de saúde é fundamental no processo de identificação dos casos, de conscientização do agressor, notificação e, principalmente, na educação em saúde. O presente trabalho visa compreender a percepção dos graduandos dos cursos de psicologia, enfermagem e medicina sobre a atuação na assistência às vítimas de violência e a importância da discussão do tema ainda na academia. O estudo é do tipo qualitativo e exploratório, fundamentado em pesquisas bibliográficas. O problema da violência contra crianças e adolescentes chega aos serviços de saúde em diferentes situações e momentos, principalmente quando o evento de agressão atinge repercussões graves, sendo preciso que a equipe tenha posturas profissionais que proporcionem à família confiança e segurança na assistência. Os graduandos dos cursos de saúde devem ter, na sua formação acadêmica, a abordagem dos aspectos sociais, físicos e psicológicos que envolvem a violência contra crianças e adolescentes, além de apreender conhecimentos que permitam a reflexão crítica sobre o tema.

Palavras-chave: violência. criança. adolescente.

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Anais da MCC., Salvador, v.1, n.3, setembro. 2012, ISSN

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