A ESCOLA DENTRO DA UNIVERSIDADE

Autor(es): Bruno Bernardo Pereira Santos; Gabriela Amado Frutuoso; Luana Sales dos Santos; Mariana Nascimento Valverde Alonso; Liliane Lins Kusterer

O projeto “Escola Dentro da Universidade” coloca em prática o processo de extensão universitária que articula ensino e pesquisa de forma indissociável, viabilizando a relação transformadora entre universidade e sociedade, promovendo a elevação cultural daqueles que não participam da vida universitária e proporcionando ao discente do ensino médio, ampliação do conhecimento científico e da consciência social. O trabalho possibilita a ação dos estudantes de iniciação científica júnior como agentes multiplicadores do saber em seu entorno. São desenvolvidas oficinas sobre temas de prevenção e promoção à saúde na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, em Nazaré. Cada estudante de iniciação científica júnior auxiliado por estudantes de iniciação científica da EBMSP e, sob a supervisão de um professor orientador, faz o papel de facilitador da informação. Cada um é responsável por um tema: doenças sexualmente transmissíveis, teratogênese, primeiros socorros e métodos contraceptivos. Antes das atividades, um questionário é respondido pelos alunos do ensino médio para avaliar seus conhecimentos prévios sobre os temas e, após as oficinas, um questionário subjetivo é aplicado no intuito de avaliar a importância dessa intervenção na aquisição de conhecimentos. Isso proporcionará dados importantes sobre o ensino público e o impacto do fluxo de informações entre universitários e estudantes de ensino médio. Um dos objetivos da extensão é instigar, no estudante da escola pública, a busca pelo conhecimento científico e proporcionar conhecimentos sobre primeiros socorros, educação sexual e desenvolvimento humano, fazendo deles multiplicadores do saber. Essas ações podem minimizar a discrepância entre estudantes de escola pública e privada. No que diz respeito à participação dos estudantes de iniciação científica júnior, o projeto tem a finalidade de proporcionar conhecimentos de bioestatística e metodologia científica, além de desenvolver a capacidade crítica, retórica e a conscientização de ações impactantes para transformação da sociedade.

Palavras-chave: educação. educação e saúde. pesquisa.