A AUTOPERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES ASMÁTICOS E SUA CORRELAÇÃO COM O CONTROLE DA DOENÇA

Autor(es): Tatiane Costa Camurugy; Iêda Maria Barbosa Aleluia

Introdução: A asma tem uma elevada prevalência mundial, afetando 7-15% dos indivíduos. No Brasil, o número de asmáticos é estimado em mais de 10 milhões, o que traduz um elevado índice de morbimortalidades no país. Observam ainda altos índices de ansiedade e depressão. Além do impacto do prejuízo nas atividades diárias e domésticas, estudos sugerem que mudanças no humor, resultantes da autopercepção negativa e do prejuízo funcional em asmáticos, se relacionam diretamente com a diminuição da capacidade física. Assim, a avaliação da qualidade de vida representa uma ferramenta importante de avaliação, tratamento e investigação dos doentes com asma. Objetivo: Avaliação da autopercepção da qualidade de vida em pacientes asmáticos e sua correlação com projeção de distúrbios de humor. Metodologia: Em uma avaliação qualitativa foram entrevistados pacientes com asma grave que concordaram em participar e assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Pretendeu-se perceber a associação da depressão através do questionário de Beck e avaliar a qualidade de vida através do discurso direto livre. Este projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FBDC. Resultados: A autopercepção e impressão sobre a doença foi fator influenciador em projeção de transtornos como a depressão. Conclusão: A asma no Brasil e suas morbidades associadas trazem para o sistema de saúde um elevado custo, tanto direto como indireto, como aumento da procura em pronto-socorros, hospitalizações, consultas médicas, absenteísmo escolar e do trabalho. Além do custo social, tem-se o custo psíquico pela qualidade de vida prejudicada. Diante dessa perspectiva, esperamos observar quais itens fariam melhorar a qualidade de vida desse paciente, melhorando, por extensão sua patologia base.

Palavras-chave: qualidade de vida. pneumologia. asma.