CONTRIBUIÇAO DA PSICOLOGIA A PACIENTES COM DIAGNÓSTICO DE LER/DORT

Autor(es): Marina Gusmão Cardoso; Márcia Oliveira Staffa Tironi

O presente estudo teve como objetivo geral compreender a contribuição de participar do grupo de apoio psicológico a pacientes com diagnóstico de LER/DORT, para o aumento da funcionalidade destes pacientes. Teve como objetivos específicos analisar as possibilidades de ressignificação da LER/DORT e de construção de novas estratégias de enfrentamento, a partir das trocas de experiências proporcionadas pela vivência no grupo. O artigo discute aspectos sobre o mundo do trabalho na contemporaneidade e as repercussões na saúde do trabalhador, considerando serem estes importantes para a compreensão e reflexão sobre as doenças ocupacionais, dentre elas, a LER/DORT. Possibilita também uma análise sobre a contribuição da psicologia do trabalho nesse contexto. A amostra deste estudo é composta por 17 participantes, acometidos pela LER/ DORT, que participaram do grupo de apoio psicológico, no serviço escola do curso de Psicologia de uma Faculdade de Saúde Pública, no período de 2007 a 2009. A coleta de dados deste estudo foi desenvolvida em duas etapas: a realização de um grupo focal com todos os participantes e entrevistas semiestruturadas com 3 participantes sorteados aleatoriamente. Observou-se que, a partir dos resultados obtidos neste estudo, é possível acreditar na contribuição que o grupo de apoio psicológico ofereceu aos pacientes LER/DORT. Com isso, os objetivos foram cumpridos, na medida em que os resultados apresentam contribuições importantes em relação à ressignificação da doença para os pacientes, possibilitando que estes lidem com a LER/DORT de forma mais funcional. Outra contribuição relevante foi a construção de novas estratégias de enfrentamento, constatada por 64,7% dos pacientes, como algo que ajudou a lidar com a LER/DORT, diminuindo o sofrimento existente. A troca de experiência entre os participantes também foi um dado significativo para a construção de novas estratégias, pois 41,2% citaram este aspecto como uma das contribuições do grupo.

Palavras-chave: pacientes com LER. grupo de apoio psicológico. saúde do trabalhador. psicologia