PACIENTES CRÍTICOS: COMO EU AVALIO

Autor(es): Antonio Danilo Santos Souza; Flávia Medrado Ferreira Silveira; Larissa Rosa Oliveira Santos; Simone Cardoso Passos

Este estudo tem como objetivo geral descrever os critérios para avaliação clínica do paciente crítico pelo enfermeiro. Os pacientes gravemente doentes apresentam morbimortalidades elevadas, sendo o reconhecimento imediato, assim como o manejo precoce adequado de indivíduos com risco de se tornarem criticamente doentes, ou que já estão nessa condição, a melhor forma de ajudar a prevenir e maximizar as chances de recuperação. Este estudo se justifica, pois o enfermeiro é o profissional que permanece por mais tempo ao lado do paciente critico, uma vez que o código de ética da enfermagem preconiza que pacientes com esta gravidade devem ser privativos do enfermeiro. Dessa forma é importante que os enfermeiros tenham conhecimentos técnico-cientificos e experiência necessários para que, de forma precisa e segura, identifique e avalie os pacientes muito graves. Não se pode prever quando e como ocorrerá o agravamento das condições clínicas de um paciente e essa necessidade de atendimento deverá ser prestada imediatamente. Por esse motivo, a detecção precoce de problemas, acompanhada de um controle apropriado, é de fundamental importância para garantir uma assistência de qualidade ao paciente critico, evitando assim disfunções de órgãos vitais, iatrogenias e até mesmo o óbito. Trata-se de um estudo de revisão literária, de caráter descritivo e explorativo, que teve como banco de dados eletrônico SCIELO e BIREME, os descritores utilizados foram: enfermagem, avaliação e paciente crítico. Também foram utilizados livros texto do acervo da biblioteca da unidade acadêmica do Cabula da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Os resultados estão na fase final de categorização.

Palavras-chave: enfermagem. avaliação. paciente crítico.