ANTICONCEPCIONAL HORMONAL NA ADOLESCÊNCIA

Autor(es): Fernanda Maria Silva Leoni; Tatiana Teixeira Ferreira; Mariana Calazans da Silva; Fernanda Batista Gonçalves; Márcia Cunha Machado

Introdução: O anticoncepcional hormonal é um dos métodos contraceptivos mais utilizados em todo o mundo, principalmente entre as adolescentes. A baixa adesão dos jovens ao uso do condom acaba por estimular a procura das adolescentes por métodos anticoncepcionais hormonais. Soma-se a esta problemática, o pensamento abstrato do jovem de invulnerabilidade e à falta de informação sobre anticoncepção. Ademais, há diversas outras indicações para o uso de anticoncepcionais hormonais excetuando a própria anticoncepção em si. Apesar do vasto uso, entretanto, são comuns o uso incorreto desse tipo de medicação e a ocorrência de efeitos colaterais. Objetivos: descrever as indicações clínicas mais frequentes e seus efeitos colaterais. Metodologia: trata-se de um estudo transversal, cuja população alvo é composta por adolescentes atendidas no Serviço de Ginecologia da Infância e Adolescência da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública que utilizam método anticoncepcional hormonal. A amostra foi então composta por 42 pacientes, com idade entre 13 e 20 anos. Resultados: a indicação clínica predominante foi a contracepção (73,8%), seguida pela dismenorréia (14,3%), síndrome dos ovários policísticos (11,9%), hipermenorréia (4,8%) e irregularidade menstrual (4,8%). Quanto aos efeitos colaterais, foram relatadas irregularidade menstrual (9,5%), náuseas/ vômitos (7,1%), hipermenorréia (4,8%), spotting (4,8%), dismenorréia (4,8%), ganho ponderal (2,4 %), cefaléia (2,4 %) e diarréia (2,4 %). Conclusão: o uso de anticoncepcional hormonal na adolescência (a escolha do método anticoncepcional) deve perpassar a relação custo benefício, sendo um acordo entre médico e paciente. Dessa forma, o uso dessa medicação seria somente sob indicação clínica, individualizada, e diminuiria a ocorrência de efeitos colaterais. Além disso, deve-se sempre estimular a dupla proteção, através do uso (também) de condom, para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis na adolescência.

Palavras-chave: métodos contraceptivos. anticoncepcional hormonal. adolescentes.