ESTUDO DO PERFIL DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES ATENDIDOS NO SERVIÇO DE TERAPIA OCUPACIONAL DURANTE OS ANOS DE 1999 E 2009

Autor(es): Gabriella Gonçalves Souza Santos; Luiza Silveira de Castro Silva; Thalita Madeira de Almeida; Francesca de Brito Magalhães; Tiza Mendes

Este trabalho tem como objetivo apresentar o perfil sociodemográfico e as tecnologias assistenciais utilizadas no atendimento a crianças e adolescentes no Serviço de Terapia Ocupacional (SerTO) da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, durante os anos de 1999 a 2009, na cidade de Salvador. Trata-se de estudo descritivo quantitativo, cujos dados foram coletados entre março de 2009 e junho de 2010, utilizando as fontes documentais (prontuários) dos pacientes referentes ao ciclo de vida da criança e do adolescente. As informações foram passadas para uma máscara e, posteriormente, digitadas no programa SPSS. As variáveis estudadas para delineamento do perfil sociodemográfico e tecnologias assistenciais foram: sexo, idade, escolaridade, números de atendimentos, residência, diagnóstico médico principal, tratamentos realizados, intervenção em ambiente, tecnologia adaptativa e tipos de atendimento. Após o cruzamento e a análise dos dados, obteve-se o perfil preliminar das crianças e adolescentes atendidos no SerTO durante o período referido: 322 crianças e adolescentes foram atendidos nesse período, sendo 154 do sexo feminino e 167 do masculino; cerca de 50% dos diagnósticos médicos foram relacionados à deficiência mental, paralisia cerebral, autismo e hiperatividade; os atendimentos individuais prevalecem em relação aos atendimentos em grupo; aproximadamente 60% dos pacientes atendidos tiveram intervenção no ambiente escolar e domiciliar; somente 10% utilizam tecnologia assistiva. O estudo revela as características sociodemográficas e tecnologias assistenciais utilizadas no atendimento das crianças e do adolescente, além de favorecer o processo de planejamento das ações desenvolvidas no Serviço de Terapia Ocupacional, proporcionando a melhora da qualidade da assistência, bem como a promoção e prevenção da saúde das crianças e adolescentes.

Palavras-chave: terapia ocupacional. saúde. tecnologia assistiva.