CONTROLE MECÂNICO E QUÍMICO DO BIOFILME SOBRE IMPLANTES

Autor(es): Raphaela da Silva Rocha Cabral de Oliveira; Anuska Aparecida Marques Lima; Daniel Jorge da Silva Monteiro de Freitas; Danilo Ferraz Gavazza; Maria Cecília Fonseca Azoubel

Indubitavelmente, o advento dos implantes osseointegráveis trouxeram novas perspectivas no contexto da Odontologia, provendo condições para que pacientes edêntulos parciais ou totais possam ser efetivamente reabilitados. Muito embora essa modalidade terapêutica esteja relacionada a elevados índices de sucesso no que concerne à osseointegração, a sua longevidade vincula-se ao monitoramento e manutenção da saúde dos tecidos periimplantares, uma vez que tais estruturas são também susceptíveis aos microorganismos periodontopatogênicos. Desde que a causa primária da mucosite periimplantar e da periimplantite é o microorganismo, constata-se a relevância do controle do biofilme, que deve ser parte integrante das consultas de monitoramento/manutenção (MOMBELLI, LANG, 2000). O objetivo deste trabalho é contextualizar o controle mecânico/químico do biofilme no programa de acompanhamento do paciente implantado, evidenciando os recursos e técnicas que podem ser implementadas visando manter a saúde periimplantar.

Palavras-chave: implantes osseointegráveis. patologias periimplantares. monitoramento periimplantar.