ALTERAÇÕES POSTURAIS ASSOCIADAS AO USO DE BOLSAS E MOCHILAS EM ESCOLARES

Autor(es): Ana Paula Andrade Gomes Quixadá Carneiro; Priscilla Graziele Ramalho Alves da Silva; Patrícia Helou Garcia; Kátia Nunes Sá

Introdução: A biomecânica da postura humana tem sido amplamente estudada, pois é cada vez mais comum, na sociedade atual, meios tecnológicos acessíveis a crianças e adolescentes que exigem a utilização da posição sentada de forma prolongada e uso indevido de bolsas e mochilas influenciado pela moda. Estudos apontam uma alta prevalência de alterações posturais da coluna entre crianças e adolescentes, o que implica em um comprometimento da coluna vertebral ocasionando o surgimento de disfunções tais como escoliose, hipercifose, hiperlordose, entre outras. Objetivo: Identificar as alterações posturais associadas ao uso de bolsas e mochilas em escolares. Metodologia: Estudo observacional de corte transversal, randomizado, cuja população de referência foi constituída por alunos de uma instituição privada do distrito sanitário de Brotas, do município de Salvador-BA, mediante permissão, através do TCLE, dos respectivos responsáveis. Foram incluídos alunos de sete a quatorze anos, de ambos os sexos, que cursam da 1ª à 8ª série do ensino fundamental. A análise da avaliação postural com fotos digitais está sendo realizada através do Sistema de Avaliação Postural (SAPO), cuja coleta utilizou marcações com bolas de isopor de 35 milímetros de diâmetro, seguindo o protocolo indicado pelo sistema e algumas medidas livres. Os escolares foram fotografados sem e com a mochila, além de serem mensurados seus pesos e registrados seus modelos. A análise dos dados será realizada através do SPSS na versão 14.0 onde se utilizará o teste T de Student pareado para um nível de significância de 5%. Resultados esperados: A coleta já foi concluída e o projeto encontra-se em fase de análise. Espera-se poder identificar alterações posturais associadas ao peso e modelo da mochila, o que poderá contribuir com a prevenção e a intervenção precoce de desvios posturais que afetam o sistema musculoesquelético.

Palavras-chave: postura. mochilas. escolares