PRINCIPAIS ASPECTOS CLÍNICOS E DIAGNÓSTICOS DE PORTADORES DE IMUNODEFICÊNCIAS PRIMÁRIAS

Autor(es): Lucas Cortizo Garcia; Pedro Paulo de Andrade Gomes; Marcelo de Macedo Gusmão , Luana Durães Franco de Oliveira; Leonardo Morbeck Almeida Coelho; Carolina Sales de Andrade; Maria Ilma Andrade Santos Araújo

Introdução: A imunodeficiência primária é definida como uma deficiência do sistema imune caracterizada por apresentar elevada frequência de infecções que geralmente se iniciam na infância, podendo ser congênitas ou hereditárias. Pode estar associada a fenômenos de autoimunidade, neoplasias, processos alérgicos graves, retardo de crescimento, diarréia e eczema. As imunodeficiências primárias são classificadas como: humoral, celular, combinadas, deficiência de fagócitos e deficiência de complemento. Objetivo: Descrever os principais aspectos clínicos e diagnósticos dos pacientes portadores de imunodeficiências primárias. Metodologia: Realizou-se uma revisão de literatura, tendo como base o banco de dados Pubmed, Medline e Scielo. Discussão: As principais causas de encaminhamento de pacientes com deficiências de IgA, são relacionadas a infecções recorrentes, doenças alérgicas e de autoimunidade. Isso decorre da perda da função protetora que a IgA confere às mucosas, por isso, as regiões mais acometidas são as vias aéreas e o aparelho gastrointestinal.. Nas imunodeficiências celulares é de substancial importância ressaltar que nessas condições os patógenos que mais se desenvolvem são os intracelulares, mostrando a relevância da resposta celular no combate a esses microorganismos. As imunodeficiências combinadas apresentam infecções por agentes intra e extracelulares. Para diagnosticar as imunodeficiências combinadas, faz-se a avaliação da resposta imune humoral e celular. A mais importante imunodeficiência combinada é a do tipo comum variável. Outra causa de imunodeficiências são alterações em células fagocíticas, principalmente neutrófilos e infecções que são causadas principalmente por estafilococos, fungos e bactérias gram negativo. Conclusão: O sistema imunológico está relacionado com resposta humoral, celular, ação de fagócitos e sistema de complemento. Sendo assim, determinadas infecções de agentes intra e extracelulares que se iniciam na infância ou são congênitas podem estar associadas como as imunodeficiências primárias.

Palavras-chave: imunodeficiência primária. humoral. celular. fagocítica.