EFEITOS DOS TREINAMENTO TREINAMENTOS INTERMITENTE E CONTINUO SOBRE O PERFIL LIPÍDICO DE ADULTOS COM SÍNDROME METABÓLICA

Autor(es): João Felipe Pereira Cancio; Cloud Kennedy Couto de Sá

Este estudo objetiva avaliar e comparar os efeitos entre os treinamentos contínuo e intervalado sobre o perfil lipídico de adultos com síndrome metabólica (SM). Será um estudo experimental com adultos que possuem SM distribuídos aleatoriamente em três grupos: exercício contínuo, exercício intervalado e um grupo controle. Para os grupos experimentais serão convidados adultos entre 30 a 40 anos portadores de SM, identificados de acordo os critérios da IDF (2006), matriculados no Ambulatório Docente-Assistencial da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP). A partir de suas idades e características clínicas e funcionais, serão emparelhados e distribuídos aleatoriamente em três grupos: Treinamento Intervalado (TI), Treinamento Contínuo (TC) e controle (sujeitos que intencionam colaborar com o estudo e que voluntariamente não se envolverão em programas de atividades físicas). A realização do programa de exercício ocorrerá 2 vezes por semana, durante 12 semanas e o controle não realizará exercícios programados. Antes e após o protocolo de intervenção serão medidos os níveis plasmáticos de triglicérides, colesterol total, HDL-c e LDL-c. Esperase com este estudo verificar se diferentes intensidades de exercício podem modificar a resposta do perfil lipídico nos adultos com SM, além de promover a instrumentalização à pesquisa dos estudantes envolvidos, articulação entre grupos de pesquisa, núcleos e cursos da EBMSP, apresentação dos resultados parciais em congresso específico e publicação de, pelo menos, dois artigos em periódicos internacionais indexados. Pretende-se ainda que os resultados deste estudo contribuam para o planejamento de intervenções que visem a redução da morbidade e mortalidade nos pacientes com SM.

Palavras-chave: síndrome metabólica. perfil lipídico. exercício.