ATUAÇÃO DA LAIA NA FEIRA DE SAÚDE DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE BROTAS

Autor(es): Alinne Santos Teixeira; Bárbara Souza Melo; Bruna Bittencourt Aguiar Cunha; Larissa Nunes de Almeida Gouveia; Rafael da Motta Correa

A Liga Acadêmica de Infectologia Aplicada da Bahia - LAIA - composta por acadêmicos de medicina, que tem dentre suas finalidades, promover atividades comunitárias que ofereçam prevenção, educação e assistência à saúde. Em função disto, esta Liga fez-se presente na Feira de Saúde da Paróquia Nossa Senhora de Brotas, em maio de 2010, em Salvador-BA. Este trabalho visa relatar a experiência da atuação de membros da LAIA em uma Feira de Saúde, avaliando a importância da integração com a comunidade e da aproximação dos estudantes com população local como estratégia para a formação profissional. Na feira de saúde, ofertaram-se serviços, a exemplo de aferição de tensão arterial, glicemia capilar, prevenção de cárie, vacinação e ações de promoção à saúde. Os integrantes da LAIA atuaram com dois focos principais: Levantamento epidemiológico, com aplicação de questionário avaliativo do conhecimento e da exposição a fatores de risco para doenças infecciosas – tuberculose, hanseníase, dengue, leptospirose e DST’s; atividade informativa para o público, mediante abordagem dos temas supracitados, com auxílio de cartazes e panfletos. Esta experiência proporcionou à população maiores informações relacionadas às doenças abordadas. Aos acadêmicos participantes, foi possível realizar uma análise subjetiva dos questionários aplicados, para a compreensão da exposição da população frequentadora da feira a fatores de risco para doenças infecciosas. Avaliando-se a opinião dos membros da LAIA que participaram do projeto, percebeu-se importante impacto na formação acadêmica dos mesmos, destacandose o desenvolvimento da habilidade de comunicação e a compreensão da situação biopsicossocial em que cada indivíduo está inserido. A experiência permitiu a conclusão de que há necessidade de atividades como essa para qualificar as relações estudantepopulação. Assim, contribui-se na formação de médicos mais conscientes de seu papel social e transformação do conhecimento adquiridos na graduação em benefícios para a população.

Palavras-chave: LAIA. liga acadêmica. epidemiologia. comunidade.