AVALIAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL: AVANÇOS E DESAFIOS

Autor(es): Gabriella Gonçalves Souza Santos; Luiza Silveira de Castro Silva; Thalita Madeira de Almeida; Isa de Jesus Coutinho

A avaliação pode ser entendida como um processo de investigação que tem por finalidade obter dados necessários à identificação de problemas, de forma a permitir o planejamento de intervenções para os mesmos. Os profissionais de terapia ocupacional avaliam as três áreas de desempenho ocupacional de seus pacientes - atividades de vida diária, atividades de vida produtiva e atividades de lazer. Este trabalho consiste em uma revisão bibliográfica sobre o tema “avaliação em terapia ocupacional” com o propósito de abordar os avanços e desafios dessa prática para os profissionais da área, levando em consideração a capacitação recebida pelos mesmos durante suas graduações. A revisão bibliográfica foi realizada através de livros de Terapia Ocupacional da biblioteca da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, bem como em artigos coletados em bases de dados informatizados – Scielo, BVS – utilizando os seguintes termos de indexação: “avaliação em terapia ocupacional”. O estudo permitiu o levantamento das principais dificuldades relacionadas à avaliação em Terapia Ocupacional, tais quais a ausência e/ou escassez de instrumentos padronizados para determinadas avaliações – muito embora existam alguns instrumentos validados, como o PEDI (Pediatric Evaluation of Disability Inventory) e a Medida Canadense de Desempenho Ocupacional – bem como a falta de reconhecimento, por parte dos outros profissionais de saúde, da importância da intervenção terapêutica ocupacional. Concluiu-se que o investimento em métodos e técnicas de avaliação que sejam eficientes e cumpram seu objetivo de colher dados sobre o paciente, investigar a situação do mesmo e que destaquem a importância da avaliação terapêutica ocupacional constitui-se enquanto principal desafio dessa profissão.

Palavras-chave: avaliação. terapia ocupacional. medida canadense.

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Anais da MCC., Salvador, v.1, n.3, setembro. 2012, ISSN

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