SÍNDROME DE DOWN NO NORDESTE DO BRASIL: PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E FATORES ASSOCIADOS

Autor(es): Juliana Gonçalves Cunha; Naiane de Oliveira Costa; Marlene Silva

A Síndrome de Down (SD) é uma desordem genética, caracterizada pela trissomia do cromossomo 21 e por algumas alterações físicas e atraso no desenvolvimento mental. Trata-se de um estudo de série temporal descritivo para traçar o perfil epidemiológico dos nascidos vivos com Síndrome de Down durante os anos de 2005 a 2007 nos estados do Nordeste do Brasil. Será estimada a incidência de SD, suas características sociodemográficas, de acordo as UF e períodos, além de mensurar o papel de características maternas e da gravidez com a incidência da SD. Incluí-se ainda uma descrição do perfil dos escores de APGAR entre os nascidos com SD. Serão coletados dados secundários sobre a criança e da parturiente disponibilizados pelo Ministério da Saúde, sendo utilizados os Sistemas de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) e o programa Tab dos windows para seleção das variáveis em um banco individualizado. A variável dependente principal será definida conforme códigos da malformação congênita ou anomalia cromossômica (CID10: Q90.0-não disjunção meiótica; Q90.1-mosaico (não disjunção mitótica); Q90.2-translocação; Q90.9-SD não especificada). A covariável para estratificação será o APGAR e as variáveis dependentes serão o número de consultas pré-natal, idade materna, nível de escolaridade materna, tipo de gravidez, idade gestacional, sexo do RN, e raça/cor. Para análise estatística, serão utilizadas medidas descritivas de tendência central e de dispersão para as variáveis quantitativas e para auxiliar na decisão das categorizações. Utilizarão medidas de distribuição dos percentuais e medidas de proporção (Incidência) e serão realizados testes específicos como Quiquadrado ou e teste t de Student caso seja necessário. A exposição desses resultados poderá situar como nasce e quem são as crianças com SD na região Nordeste e colaborar na elaboração de políticas públicas de saúde direcionadas à assistência das crianças com a síndrome e seus familiares.

Palavras-chave: síndrome de down. epidemiologia. nordeste.