QUALIDADE DE VIDA E EPILEPSIA: FATORES SOCIAIS, ECONÔMICOS, PSICOLÓGICOS E PSIQUIÁTRICOS

Autor(es): Alan Cronemberger Andrade; Antônio de Souza Andrade Filho

A epilepsia é uma doença neurológica com incidência de 0,5 % na população mundial, sendo a segunda condição neurológica grave mais comum depois do acidente vascular encefálico. É uma condição neurológica crônica, socialmente incapacitante e com consequências médicas significativas. O risco estimado de desenvolvê-la durante a vida é de 2,5 % em países desenvolvidos. A doença tem grande impacto na saúde mental e social dos indivíduos. A observação de danos associados à epilepsia, principalmente danos psicológicos, demonstra que o impacto dessa doença ultrapassa a recorrência das crises. O objetivo deste trabalho é identificar, em nosso meio, os aspectos psicossociais, a prevalência de transtornos psiquiátricos e impacto econômico da epilepsia em indivíduos portadores da doença. Para isso, duzentos pacientes com diagnósticos confirmados de epilepsia, atendidos em ambulatórios de neurologia (ambulatório geral de neurologia ou ambulatório específico de epilepsia), com inicial identificação de aspectos psicossociais e do esquema terapêutico em uso, serão avaliados com questionários quanto à sua qualidade de vida e à gravidade da doença. O questionário de qualidade de vida foi adaptado do Quality Of Life In Epilepsy: QOLIE-31 e o questionário de avaliação da gravidade das crises foi adaptado da Escala de Gravidade das Crises (Seizure Severity Questionnaire). Os resultados serão interpretados avaliando-se a relevância estatística dos dados para intervalos de confiança de 95 % e valor de P < 0,05. Espera-se que o estudo possa identificar os fatores relevantes que contribuem com prejuízo da qualidade de vida nesta população de pacientes.

Palavras-chave: epilepsia. qualidade de vida. neurologia.