LIGA ACADÊMICA BAHIANA DE CUIDADOS PALIATIVOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autor(es): Aline Fernanda Araujo Palmeira; Analu Pereira Gianezelli; Anita Bittencourt Costa; Brunna Lima de Carvalho Passo; Emanuela Santos Oliveira; Juliana Bezerra do Amaral; Ladymirian Oliveira Santos; Ruth Fernandes Oliveira

Introdução: Os Cuidados Paliativos (CP) são um conjunto de práticas multiprofissionais com atenção direcionada aos indivíduos com doenças transmissíveis e não transmissíveis, progressivas e sem perspectivas de cura que proporcionam fragilidades, limitações físicas, psicológicas, sociais e espirituais aos enfermos. O estado da Bahia, apesar de sua amplitude assistencial, ainda possui poucos centros de atenção paliativista, sendo a sua maioria focado na oncologia. Nessa perspectiva e, somado às inquietações vivenciadas ao longo da formação acadêmica, o objetivo deste trabalho é relatar a experiência da fundação de uma liga acadêmica em CP. Metodologia: Relato de experiência sobre a construção e implantação de uma liga acadêmica em uma instituição filantrópica de ensino superior da cidade do Salvador, Bahia, no ano de 2009 a 2010. Resultados: A Liga Acadêmica em CP foi idealizada no ano de 2009 por um grupo de estudantes do curso de Enfermagem da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), após as inquietações vivenciadas no cuidado de pacientes sem perspectiva de cura durante as práticas assistenciais em unidades hospitalares. A liga se propõe a promover atividades inter e multidisciplinares nos diversos contextos (comunidade, universidade e serviços de saúde), pois esse perfil torna o desempenho desta entidade acadêmica integral e holístico. Além disso, promovemos sessões científicas mensais abertas à comunidade acadêmica, onde as diversas realidades dos cuidados paliativos são discutidas e esclarecidas. Conclusão: A criação de uma liga é uma oportunidade extraclasse singular, pois é um importante elemento na construção do saber acadêmico. Desse modo, acreditamos que guiados pelos objetivos propostos no estatuto, a Liga Acadêmica Bahiana de Cuidados Paliativos (LABCP) contribuirá para divulgação e sensibilização dos CPs entre os profissionais de saúde, estudantes e comunidade da cidade do Salvador-BA, proporcionando um cuidar que ofereça aos enfermos e familiares, qualidade de vida e conforto.

Palavras-chave: cuidados paliativos. liga acadêmica. relato.