O ROTEIRO DE OBTENÇÃO DE INDICADORES PARA CONSTRUIR UMA MATRIZ AVALIATIVA PARA TRABALHOS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Autor(es): Thiago Pereira Santana; Claudia de Carvalho Santana

Introdução: A execução de procedimentos avaliativos em trabalhos de educação em saúde permite detectar pontos frágeis ou de eficácia na prevenção de doenças, promoção da saúde e da qualidade de vida. Este trabalho pretende obter indicadores, para construir uma matriz avaliativa do Programa Candeal. Metodologia: Pesquisa qualitativa na forma de estudo de caso. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas a pessoas que frequentam de forma sistemática as reuniões dos grupos Antitabagismo e Idosos pertencentes ao programa. Entrevista foi elaborada pela equipe visando conhecer as expectativas, dificuldades e efeitos das atividades de educação continuada em saúde vivenciadas pela comunidade. A análise dos dados foi realizada por dois pesquisadores e as impressões comuns agrupadas em categorias e posteriormente tabuladas. Resultado: Foram realizadas 20 entrevistas correspondente ao total da população de cada grupo investigado. A idade dos participantes foi de 41 a 86 anos, sendo 17 do sexo feminino, 07 com primeiro grau completo e 07 com segundo grau completo. Amigos e Agentes Comunitários de Saúde tiveram grande participação na divulgação do Programa. Doze pessoas relataram que as atividades propostas pelos grupos geraram mudança na sua qualidade de vida, havendo uma correlação direta com o relato de apoio familiar (9 pessoas). A permanência no grupo e as melhoras obtidas pelos participantes foram relacionadas pelos autores com o sentimento de segurança, o apoio emocional, a valorização como indivíduo e a oportunidade de socialização. Uma pessoa relatou dificuldade de integração e outra apontou deficiência na estrutura do local das reuniões e nos recursos utilizados. Oito tornaram-se multiplicadores das informações obtidas no grupo. CONCLUSÃO: Os indicadores levantados refletiram a singularidade de uma pequena amostra da comunidade assistida pelo Programa Candeal, sendo necessária a sua validação em outros grupos.

Palavras-chave: educação. educação em saúde. saúde das comunidades.

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Anais da MCC., Salvador, v.1, n.3, setembro. 2012, ISSN

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