VULNERABILIDADE DE ADOLESCENTES COM CÂNCER: UMA PERCEPÇÃO DE UMA ESTUDANTE DE PSICOLOGIA

Autor(es): Débora Patrícia dos Santos Melo; Marta Castro

Essa experiência ocorreu no segundo semestre do ano de 2009, em uma casa que acolhe criança e adolescentes com câncer e seus cuidadores, pessoas carentes do interior da Bahia, de variadas faixas etárias, com baixa escolaridade, baixo nível socioeconômico, acometidas com câncer, no intuito de que as mesmas realizem tratamento, revisão e/ou encaminhamento no caso de alguma recidiva. A referida instituição é de cunho filantrópico, localizado em um bairro na cidade de Salvador/Bahia. As observações ocorreram de forma direta e indireta, tendo sido utilizadas anotações baseadas em roteiros de entrevistas semiestruturadas, bem como, atividades lúdicas no intuito de conhecer a criança e o adolescente em situações de vulnerabilidade em decorrência de uma doença, que pode acometer e comprometer, causando-lhe um dano psicológico. Um adolescente chamou-me atenção por ele se mostrar amadurecido para a sua idade. Segundo ele, tinha um tumor no tórax, já tinha sido submetido a uma cirurgia, estava fazendo quimioterapia e havia perdido sua mãe há 1 ano. Através da escuta, pude perceber o quanto ele desejava reaver sua saúde, por sentir-se tolhido pela doença e o quanto é grande o vazio existente dentro dele, devido ao medo iminente da morte, pontuou a saudade que sente da sua família, dos momentos de lazer. E antes de finalizarmos a entrevista ele disse: “Eu gosto de pescar, brincar, tomar banho no rio porque representam a natureza”! e completou: “ os bichos não falam, mas, precisam ser bem tratados”!

Palavras-chave: câncer. vulnerabilidade. adolescentes. percepção. psicologia.