CARACTERÍSTICAS CLÍNICO-LABORATORIAIS E INCIDÊNCIA DE ANEMIA FERROPRIVA NO PRIMEIRO ANO DE VIDA EM LACTENTES COM DOENÇA FALCIFORME SS E SC.

Autor(es): Rafael Neiva Lemos; Ney Boa-Sorte; Tatiana Amorim; Myiuki Kyia; Efigênia Leite; Rosana Ribeiro; Silvana Fahel da Fonseca

Introdução: A anemia ferropriva (AF) é a principal anemia carencial nutricional do mundo e, no Brasil, estudos demonstram que a prevalência de AF permanece elevada. Bem menos prevalentes, as anemias relacionadas à hemoglobinopatias representam a principal anemia hereditária em nosso meio e, atualmente, são diagnosticadas precocemente através da triagem neonatal. Como os pacientes com hemoglobinopatias apresentam hemólise crônica (o que pode levar à anemia), o uso de suplementação oral de ferro deve ser avaliado cuidadosamente buscando identificar o estado nutricional do ferro para conduzir o tratamento em pacientes com doença falciforme devido, principalmente, ao risco de hemocromatose. Objetivo: estudar o perfil epidemiológico e as características clínico-laboratoriais da anemia ferropriva em lactentes com doença falciforme SS e SC, com ênfase nas diferenças do hemograma entre os grupos ferroprivos e não-ferroprivos e na busca de possíveis fatores associadas à ocorrência da anemia carencial ferropriva. Metodologia: será conduzido um estudo longitudinal ambispectivo com pacientes que iniciaram acompanhamento em janeiro de 2008 até março de 2011, com três pontos de avaliação do desfecho: aos 6, 12 e 18 meses de idade. A incidência de anemia ferropriva será avaliada nos três pontos de avaliação previstos, bem como a investigação de possíveis fatores de risco para a ocorrência da anemia. Um modelo de análise hierarquizada, com regressão de Poisson, contendo três níveis hierárquicos (distal, intermediário e proximal) e quatro blocos de variáveis será utilizado. A análise de acurácia dos índices hematimétricos na predição do diagnóstico de anemia ferropriva será realizada com cálculos de sensibilidade, especificidade e valores preditivos.

Palavras-chave: anemia ferropriva. anemia falciforme. lactentes.

voltar
Anais da MCC., Salvador, v.1, n.3, setembro. 2012, ISSN

Av. Dom João VI, 274 - Brotas - CEP: 40285-001
Salvador/Ba Tel: 2101-1900 Fax: 3356-1936
http://www.bahiana.edu.br