CONDIÇÕES DA SAÚDE BUCAL DE ESCOLARES DE 12 ANOS NA CIDADE DE IBICUÍ, BAHIA 2011.

Autor(es): Juliana Souza Carvalho

Os estudos epidemiológicos têm como objetivo contribuir para a melhoria da saúde das populações e permitir, através dos resultados encontrados e dos conhecimentos adquiridos o direcionamento de políticas de saúde públicas mais adequadas (BRITO et al., 2009; CYPRIANO et al., 2003; PERES et al., 1997). Devido a maioria das pesquisas serem realizadas em capitais e poucos estudos feitos nas pequenas cidades (SÁ; VASCONCELOS, 2008) e de ser a primeira pesquisa realizada na cidade de Ibicuí-BA, justifica-se esse trabalho, para avaliar de forma mais real a situação atual da saúde bucal das crianças de 12 anos do município, comparando as condições urbanas e rurais, das escolas particulares e públicas. O objetivo geral deste estudo é descrever as condições de saúde bucal dos escolares de 12 anos da cidade de Ibicuí na Bahia. Este estudo é descritivo de corte transversal conduzido com todos os escolares matriculados em escolas públicas e privadas, urbanas e rurais deste município. Serão realizados exames bucais conforme as normas de biossegurança e os índices que serão utilizados para coleta dos dados obedecerão aos critérios de diagnóstico recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). As condições pesquisadas serão: cárie dentária (medida utilizando-se os índices ceo-d e CPOD), necessidade de tratamento, condição periodontal, fluorose, traumatismo e má oclusão. Os dados coletados serão registrados em fichas individuais preconizadas pelo SB/Brasil 2010. A análise dos dados será descritiva, sendo que o banco de dados será construído no Epi-info e a análise realizada no STATA10. Este projeto será submetido ao CEP da EBMSP e todos os critérios éticos de pesquisas com seres humanos serão obedecidos.

Palavras-chave: Saúde bucal; epidemiologia; crianças