PREVALÊNCIA DE FATORES DE RISCO E DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM PORTADORAS DE CÂNCER DE MAMA

Autor(es): Marília Sampaio Lemos Costa

Introdução: Não está determinada qual a prevalência dos fatores de risco e doenças cardiovasculares em mulheres com câncer de mama. Objetivo: Determinar a prevalência de fatores de risco (FR) e doenças cardiovasculares (DCV) em portadoras de câncer de mama em uma instituição de referência em Salvador-BA. Métodos: Estudo transversal. Foram analisados prontuários de 117 mulheres com diagnóstico de câncer de mama, atendidas no primeiro semestre de 2010, no Hospital Aristides Maltez, em Salvador, BA. As variáveis de interesse foram: demográficas, biológicas, FR, DCV e relativas ao câncer de mama. Para as análises, utilizou-se a estatística descritiva e software SPSS v.17.0. As variáveis foram comparadas utilizando teste t de Student, Mann-Whitney e X2; p<0,05 foi considerado estatisticamente significante. Resultados: Foram selecionadas 117 mulheres, com idade média de 53,3 ± 13,7 anos (25,0 -90,0). Predominou a baixa escolaridade, com 69,2% das pacientes. O tipo histológico mais frequente foi o carcinoma ductal infiltrante (85,7%). FR, excluindo a idade e as DCV, foram mais frequentes nos idosos do que nos não idosos, 96,4% vs. 76,4%, e essa diferença foi estatisticamente significante, p= 0,018. Em relação à hipertensão arterial (HAS) e diabetes (DM), as mulheres idosas apresentaram maior proporção que as não idosas, 85,7% vs. 30,3%, p<0,0001 e 28,6% vs. 6,7% p=0,007. A análise do estadiamento clínico não apresentou diferenças estatisticamente significativas em relação à presença de FR e ao número destes, sugerindo ausência de associação. Conclusões: As mulheres idosas com câncer de mama apresentaram maior prevalência de FR e DCV que as não idosas. Contudo, a prevalência nas mulheres não idosas também foi elevada, sugerindo a necessidade de medidas de maior investigação para prevenir complicações e otimizar o tratamento. HAS, obesidade, DM, tabagismo e etilismo foram os FR mais frequentes. Não houve associação entre a presença de FR e DCV, e características tumorais.

Palavras-chave: Câncer de mama. Doenças cardiovasculares. Fatores de risco cardiovascular