PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: A ESCOLA DENTRO DA UNIVERSIDADE

Autor(es): Yuki Tany Hirakawa Vieira

O projeto de extensão Escola Dentro da Universidade coloca em prática o papel social do ensino superior, atendendo as necessidades do seu entorno e proporcionando ao discente ampliação do conhecimento científico e da consciência social. O trabalho avaliará a ação dos estudantes de iniciação científica sobre os estudantes do ensino médio da escola pública. Serão desenvolvidas oficinas sobre temas de prevenção e promoção à saúde. Antes das atividades, um questionário será respondido pelos alunos do ensino médio para avaliar seus conhecimentos prévios sobre os temas e, após as oficinas, um novo questionário será aplicado e comparado com o anterior no intuito de avaliar os efeitos da intervenção. Isto proporcionará dados importantes sobre o ensino público e o impacto do fluxo de informações entre universitários e estudantes de ensino médio. Um dos objetivos da extensão é instigar, no estudante da escola pública, a busca pelo conhecimento científico e proporcionar conhecimentos sobre primeiros socorros, educação sexual e desenvolvimento humano, fazendo deles multiplicadores do saber. Estas ações podem minimizar a discrepância entre estudantes de escola pública e privada. No que diz respeito à participação do estudante de iniciação científica, o projeto tem a finalidade de proporcionar conhecimentos de bioestatística e metodologia científica, além de desenvolver a capacidade crítica, a conscientização da socialização do conhecimento na área da saúde e seus impactos na transformação da sociedade. Desta forma, o projeto Escola Dentro da Universidade traz uma oportunidade de desenvolvimento da cidadania, da conscientização social, dos conhecimentos em estatística e metodologia para os estudantes de iniciação científica, que, por sua vez, proporcionarão aos estudantes de escola pública contato inicial com instalações laboratoriais e conhecimento científico, contribuindo na amenização das diferenças e no processo de inclusão social.

Palavras-chave: Extensão Universitária, Promoção à Saúde, Educação