PARÂMETROS CLÍNICOS E ANTROPOMÉTRICOS EM MENINAS COM PUBERDADE PRECOCE CENTRAL IDIOPÁTICA

Autor(es): Thomas Vieira Lobão

INTRODUÇÃO: A puberdade precoce central (PPC) ocorre devido à ativação precoce do eixo hipotalâmico-hipofisário-gonadal e envolve não apenas mudanças físicas precoces da puberdade, como também acelera a maturação óssea e o crescimento linear, comprometendo a estatura final. OBJETIVOS: Descrever as características clínicas e antropométricas de meninas com PPC Idiopática (PPCI). METODOLOGIA: Estudo descritivo, com coleta de dados retrospectiva, envolvendo 496 meninas com PPCI acompanhadas e tratadas com agonista do hormônio liberador de gonadotrofinas (GnRHa) no Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia no período de dezembro de 1998 a junho de 2010. Foram avaliadas características epidemiológicas, clínicas, radiológicas e laboratoriais no início e término do tratamento. RESULTADOS: A telarca ocorreu aos 6,4 + 1,5 anos, tendo sido associado à pubarca em 411 meninas (82,7%) e à menarca em 53 meninas (10,7%), aos 6,9 + 1,3 e 8,1 + 1,9 anos, respectivamente. Quarenta meninas apresentaram menarca antes da primeira avaliação médica. O tempo entre o início da puberdade e a primeira consulta foi de 1,3 + 1,2 anos. O tratamento com GnRHa foi iniciado aos 8,4 + 1,2 anos com duração de 2,0 + 0,8 anos. A diferença entre os avanços da idade óssea ao início e ao fim do tratamento foi de 1,1 + 1,1 anos (p< 0,001) e o ganho da estatura predita foi de 4,5 + 6,3 cm (p< 0,001). CONCLUSÃO: A terapia com GnRHa trouxe benefícios no condizente à diminuição do avanço ósseo, prevenindo/recuperando a perda estatural; e à redução da progressão puberal ou até mesmo reversão dos caracteres sexuais secundários já estabelecidos; proporcionando, assim, um crescimento adequado às meninas.

Palavras-chave: puberdade precoce; estatura; crescimento; hormônio liberador de gonadotrofinas