PROGRAMA ANJOS DA ENFERMAGEM: IMPACTO NA FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS VOLUNTÁRIOS

Autor(es): Camila de Menezes Barreto Souza

O programa Anjos da Enfermagem: educação e saúde através do lúdico é um projeto desenvolvido em parceria com os Conselhos de Enfermagem e Universidades parceiras, tendo como missão, promover ações de cidadania pelos estudantes de enfermagem, com foco no apoio a crianças com câncer. Este trabalho trata-se de um estudo descritivo, exploratório e de natureza qualitativa, que tem como objetivo geral compreender o impacto do programa na formação dos acadêmicos voluntários de enfermagem, e como objetivos específicos analisar a importância da participação no programa Anjos da Enfermagem: educação através do lúdico pelos acadêmicos voluntários, perceber as dificuldades encontradas pelos voluntários do programa Anjos da Enfermagem nas campanhas e atividades desenvolvidas e, identificar as razões que levaram alguns voluntários a desistirem do programa, antes do término previsto. Os dados serão coletados a partir de um questionário, enviado aos voluntários e ex-voluntários e serão analisados a partir da técnica de análise de conteúdo. Com a conclusão desse trabalho, espera-se que os profissionais de saúde compreendam a importância do Programa Anjos da Enfermagem na formação acadêmica dos graduandos do Curso de Enfermagem em todos os Estados onde o programa já está implantado, além de estimular a participação dos mesmos em trabalhos de voluntariado em saúde. Conclui-se que este trabalho poderá demonstrar a importância da participação de estudantes em programas de responsabilidade social, evidenciando as dificuldades encontradas, as razões que levam ao abandono do programa e o exercício de ações que promovam a formação de um profissional humanizado e executor de atitudes de cidadania. Poucos trabalhos científicos têm sido divulgados nas bases de dados com enfoque no Programa anjos da Enfermagem e esse poderá contribuir na reformulação e novas idéias, permitindo uma reflexão acerca da participação dos Enfermeiros em projetos de responsabilidade social e voluntariado.

Palavras-chave: Enfermagem, Criança, Educação, Voluntariado