ESTUDO DO PROMOTOR GÊNICO DA LEPTINA COMO MARCADOR POTENCIALMENTE ASSOCIADO A OBESIDADE

Autor(es): Gabriela Vilas Boas Gomez

A determinação de marcadores genéticos em populações humanas é de grande importância para o estabelecimento de correlações entre o desenvolvimento de doenças e suas origens. O aumento da prevalência da obesidade em todo mundo, e o risco aumentado de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, se constitui como um dos mais importantes fenômenos clínico-epidemiológico da atualidade. Estilo de vida, hábito alimentar, aliado a determinantes genéticos afetam a patogênese desta doença, como demonstrado em estudos que definem a correlação entre alguns polimorfismo e a obesidade. A leptina é um hormônio protéico, sintetizado pelos adipocitos e cuja função principal é informar ao hipotálamo o estado nutricional do organismo, regulação da massa de gordura e da termogênese através de mecanismos de feedback negativo. Os estudos com camundongos demonstram que a presença de polimorfismo no promotor do gene da leptina (LEP G2548A) está relacionada com a elevação do índice de massa corpórea e ganho de peso nos animais sendo, portanto um fator relevante no estudo da obesidade. A determinação da prevalência de mutações em determinados genes pode contribuir para o melhor entendimento dessas patologias e otimizar a condução do tratamento. Esse estudo tem por objetivo investigar a frequência de polimorfismos em genes relatados como impactantes para algumas doenças metabólicas relacionadas com obesidade numa população de pacientes atendidos no Ambulatório de Obesidade no Centro Médico de Brotas da EBMSP e, estudantes e familiares da Escola Municipal de Monte Gordo-Camaçari-BA. A metodologia consta da análise laboratorial das amostras com extração do DNA genômico, PCR, digestão por enzimas de restrição e definição por eletroforese para identificação de padrões diferenciais de banda em gel de agarose. Os resultados obtidos até o momento foram: padronização da extração de DNA (77 amostras). A padronização das PCRs encontra-se em andamento.

Palavras-chave: Obesidade, Leptina e Polimorfismo