PROJETO PRIMEIROS SOCORROS PARA TODOS: UM ESTUDO PROSPECTIVO

Autor(es): Paula Caroline Matos Almeida; Eduardo Varjão Vieira; Igor Terra Vieira; Queise da Costa Cettolin

INTRODUÇÃO: Os índices de morbimortalidade estão se modificando, devido ao crescimento da mortalidade por causas externas. Assim, o ensino teórico-prático de Primeiros Socorros representa um importante meio para diminuir a morbimortalidade por trauma. Este projeto também possibilita à instituição de ensino o fortalecimento de um importante pilar do conhecimento, a extensão. OBJETIVO: Capacitar os participantes com conhecimentos científicos sobre primeiros socorros e quantificar o aproveitamento dessa capacitação. MÉTODO: Inicialmente, os participantes preencheram um questionário de 30 perguntas sobre os temas de primeiros-socorros a serem abordados. Então, foram realizadas aulas teórico-práticas sobre Primeiros Socorros, com carga horária de 8 horas. Por fim, o mesmo questionário foi aplicado. Para comparar os resultados obtidos utilizou-se o teste t de comparação de dados pareados. RESULTADOS: Participaram do estudo 23 pessoas, sendo 13 (56,5%) do sexo feminino. A média de idade foi 30,7+8,6 anos. Quanto à escolaridade, 8,7% possuíam 2° grau incompleto, 26,1% 2° grau completo, 30,4% 3° grau incompleto e 34,8% 3° grau completo. Foram analisadas 30 questões com média de acertos significantemente maior após o curso (p=0,018). Questões sobre convulsões, trauma e imobilização de ossos e articulações, envenenamento e picadas e mordeduras apresentaram diferenças percentuais de acertos, antes e após o curso, superiores a 50%. Os participantes com 3° grau completo apresentaram maior média de acertos no pré-teste (65,5%). No pós-teste não houve diferença estatisticamente significativa entre a média de acertos do 3° grau incompleto (79%) e do 3° grau completo (80,5%). CONCLUSÃO: Esta avaliação demonstra o importante aproveitamento do curso. Isso evidencia que a atuação socialmente responsável de profissionais de saúde através de projetos de extensão contribui para a construção de uma sociedade preparada para identificar situações de urgência com desdobramentos responsáveis.

Palavras-chave: Extensão universitária; Primeiros-Socorros; Educação em saúde;