PRÁTICAS EM TERAPIA OCUPACIONAL: UM ESTUDO DE CASO

Autor(es): Thalita Madeira de Almeida; Ângela Roberta Gama Daltro; Vanessa Abreu Fontanelli

O raciocínio clínico é um complexo e extenso processo usado por profissionais para planejar, orientar, realizar e refletir sobre o tratamento do cliente. Na Terapia Ocupacional, o processo terapêutico é construído com o paciente através da análise, utilização e realização de atividades. Este trabalho tem como objetivo relatar o sucesso dos atendimentos de duas pacientes do Serviço de Terapia Ocupacional (SerTO) da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, a partir da mudança da proposta terapêutica e do plano de tratamento. As duas pacientes em questão, C. e J., são adolescentes de onze anos com diagnósticos de Síndrome de Down e Paralisia Cerebral associada à grave déficit cognitivo, respectivamente. Os atendimentos, anteriormente individuais, passaram a ser em grupo, acontecendo durante o período de 12/04/11 a 09/06/11, às quintas-feiras, no turno matutino, com duração de 40 minutos, sob condução de duas estagiárias do quinto semestre, uma do sétimo e supervisão da professora Moniere Caroso. Identificando as demandas de socialização, autonomia e independência apresentadas pelas adolescentes buscou-se, através dos atendimentos, desenvolver propostas condizentes à idade cronológica das pacientes com foco nas atividades de vida diária (auto-cuidado, alimentação, organização de rotina) e de lazer, bem como promover noções fundamentais à execução de tarefas tais quais: limites, regras, seqüenciamento e quantidade. Ao final dos atendimentos foi possível perceber evolução de ambas as pacientes que se mostraram mais ativas e envolvidas no processo terapêutico, alcançando maior grau de independência, autonomia, maturidade e socialização; observado através do melhor desempenho e do sucesso na realização das atividades propostas.

Palavras-chave: terapia ocupacional; análise de atividades; atendimentos grupais

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Anais da MCC., Salvador, v.1, n.3, setembro. 2012, ISSN

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