ANÁLISE DA FUNÇÃO ENDOTELIAL DE MULHERES OBESAS COM TERAPIA HIPOLIPEMIANTE: ESTATINA ALTA DOSE X COMBINAÇÃO ESTATINA BAIXA DOSE ASSOCIDA À EZETIMIBA

Autor(es): Paulo Roberto Passos Lima; Paulo Roberto Meira Góes

O trabalho consiste na comparação entre duas terapêuticas antilipemiantes (estatina em alta dose X estatina em baixa dose associada ao ezetimibe), durante um período de oito semanas, a fim de, ao final do seguimento, definir qual das terapêuticas analisadas proporciona um melhor efeito antiinflamatório e uma melhora mais significativa da função endotelial dos pacientes observados. Objetivo: Testar a hipótese de que a terapia com alta dose de estatina oferece benefício endotelial efeito antiinflamatório superior à mesma redução de colesterol com baixa dose de estatina associada à ezetimiba. Metodologia: o trabalho apresenta uma população de 60 pacientes divididos de forma randomizada em três grupos distintos, cada qual com 20 indivíduos, sendo eles, GRUPO A, GRUPO B, GRUPO C. Dois desses grupos apresentarão formas distintas de terapêutica para redução dos níveis de colesterol desses pacientes, a saber, Sinvastatina 80 mg; Sinvastatina 10 mg + Ezetimibe 10 mg. O outro grupo receberá comprimidos com compostos inativos, sendo assim o grupo placebo. Ensaio clínico randomizado, duplo cego e placebo controlado. Critérios de Inclusão: Mulheres com sobrepeso ou obesas, com índice de massa corpórea (IMC) > 25 Kg/m², com idade superior a 18 anos e e LDL-c >100 mg/dl. Critérios de exclusão: Uso nos últimos três meses, de estatinas, ezetimibe ou fibratos, triglicérides > 400 mg/dl, creatinina sérica superior a 2,0 md/dl, enzimas hepáticas elevadas, maiores que uma e meia vezes o limite superior da normalidade; creatina kinase sérica superior a três vezes o limite da normalidade; gestantes; fase de amamentação; insuficiência cardíaca; doença psiquiátrica; terapia de reposição hormonal.Resultados Esperados: espera-se que a terapêutica com alta dose de estatina proporcione uma melhora na função endotelial e efeitos antiinflamatórios mais significativos em comparação à terapêutica de estatina em baixa dose em associação ao ezetimibe.

Palavras-chave: função endotelial, estatina, pleiotropismo