CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

Autor(es): Jáder Pereira Almeida; Juarez Pereira Dias

Pesquisadores envolvidos com educação em saúde vêm afirmando, cada vez mais, que o estudante de medicina precisa ter uma formação voltada para os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), de modo a resolver os problemas de saúde da população de maneira satisfatória. Porém, mesmo com todos os esforços nessa área, ainda é evidente a prevalência de uma formação hospitalocêntrica, curativa, centrada na figura do médico, que supervaloriza os exames laboratoriais e as especialidades médicas, que é contrária aos princípios do SUS. É por causa disso que esse trabalho tem o objetivo de analisar o nível de conhecimento que esses estudantes apresentam sobre os princípios, doutrinas e diretrizes do SUS. Para isso 224 alunos, desde o 1º ao 12º semestre do curso de medicina, deverão responder um questionário contendo questões sobre a criação, os princípios, os objetivos, as atribuições, o financiamento e conhecimentos gerais sobre o SUS, além de outras perguntas de caráter sociodemográficos. Espera-se um moderado desempenho dos alunos em geral, com um maior número de acertos entre os alunos que estão no início do curso (1º ao 4º semestres), devido às atividades das matérias de saúde comunitária nos primeiros anos de medicina, seguido dos alunos que estão no final da graduação (9º ao 12º semestre), que começam a se preparar para as provas de residência médica, onde existem questões sobre o SUS. O pior desempenho esperado dos alunos do meio do curso (5º ao 8º semestre) é devido à falta de matérias que estimulem a discussão sobre o tema. Os resultados, no final da pesquisa, serão úteis para criar hipóteses para justificar os dados encontrados, além de favorecer para a criação de sugestões que permitirão o aprimoramento da grade curricular do referido curso.

Palavras-chave: Estudante; Medicina; Conhecimento; SUS