EFEITO IMEDIATO DA INTERVENÇÃO DA ATM NA BIOMECÂNICA DA POSTURA EM ESCOLARES

Autor(es): Tatiana Oliveira Simões

Introdução: Posturas inadequadas podem levar ao desequilíbrio da ATM, bem como modificação na oclusão pode repercutir na postura. Tendo em vista que a infância é uma fase de desenvolvimento, o corpo está mais susceptível a desvios posturais. Objetivo: Verificar o efeito imediato da intervenção da ATM na biomecânica da postura em escolares. Metodologia: Estudo de intervenção, formado por escolares de uma instituição privada sorteada do distrito sanitário de Brotas, Salvador BA. Os escolares autorizados previamente pelos responsáveis foram inclusos no estudo e submetidos a uma avaliação postural, utilizando fotos digitais que foram analisadas através do software SAPO seguindo o protocolo. Os escolares foram fotografados antes e após a intervenção utilizando um abaixador de língua descartável de cada lado e de ambos os lados, nas vistas anterior e lateral. Os dados foram comparados através do teste T de Student no software SPSS 14.0 considerando-se um nível de significância de 5%. Resultados: Foram encontradas associações estatísticas e clínicas que comprovam a influência que o posicionamento da mandíbula exerce sobre a postura corporal em crianças. Conclusão: Os efeitos na postura após a intervenção não apresentou um padrão uniforme, determinando que as alterações ocorridas tiveram um caráter individual.

Palavras-chave: Temporomanibular; postura; biomecânica; escolares