PROPORÇÃO DE HIPERTENSÃO ARTERIAL EM MILITARES DA FORÇA AÉREA EM SALVADOR - BAHIA

Autor(es): Mércia Bezerra de Morais

Introdução: A hipertensão arterial resulta do desequilíbrio nos sistemas de controle da pressão. Atualmente, está entre os principais fatores de risco cardiovascular e causas de morbimortalidade. Se tratando de uma doença que muitas vezes apresenta-se de forma silenciosa e assintomática, pouco se conhece sobre suas repercussões e seus fatores de risco nessa população. Nessa perspectiva, o presente estudo objetivou estimar a proporção de hipertensão arterial e seus fatores de risco nos militares da Força Aérea Brasileira em Salvador - BA. Métodos: Estudo transversal observacional que constam de dados secundários de fichas de inspeção de saúde de militares. A população foi composta por militares ativos da Junta Regular de Saúde que realizaram inspeção de saúde no ano de 2009. Foram considerados os casos diagnosticados de hipertensão arterial através do CID I10. Para calcular a probabilidade de diferença entre as variáveis categóricas foi utilizado o teste estatístico Qui-quadrado. Resultados: A amostra foi composta por 310 fichas de inspeção com proporção de HAS foi 5,8%. A idade média foi 35±10. A maioria dos militares era do sexo masculino 283 (91,3%), pertencia a raça parda 117(37,7%), consumia álcool 176(56,7%) e tinha sobrepeso 128(41,3%). Dentre as doenças cardiovasculares encontradas nos militares hipertensos 7(41,2%), se observou que a maioria destes tinham retinopatia hipertensiva 5(71,4%). Entre os fatores de risco, apenas a raça parda não apresentou significância estatística. Conclusão: a proporção de HAS nos militares da FAB foi considerada elevada por se tratar de uma população considerada saudável e jovem, também se verificou elevado índice de excesso de peso, sendo este o maior fator de risco.

Palavras-chave: Epidemiologia; Hipertensão arterial; militares.